A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES



CADÊ O CLIENTE QUE ESTAVA AQUI?

Essa pergunta muitas vezes se faz quando a empresas notam a queda em suas vendas e o afastamento de seus clientes na procura de determinado produto ou serviço, então se perguntam por que ocorreu isso? Na verdade tudo isso ocorre pelo fato de que as empresas acabam se acomodando em relação aos seus clientes, muitas vezes porque acham que já atingiram o seu público, mas que na verdade todo esse processo requer muita atenção em utilizar técnicas que venham a fidelizar esses clientes. No momento de vender ou dispor de tal serviço é sempre necessário coletar informações que parecem desnecessárias, porém, fazem todo o diferencial para que o órgão responsável possa tomar suas providências em termos de comunicar sobre as novidades, promoções e outras vantagens às quais a empresa dispõe, através de e-mails, telefonemas, telegramas, técnicas essas que fazem com que esses clientes sintam-se importantes e parte daquela empresa, e não mantê-los, mas também conquistar novos clientes com um bom marketing, uma boa propaganda e dispor de uma boa verba, atrair clientes novos não é difícil, principalmente quando se tem uma excelente verba de publicidade, o difícil é atrair clientes com baixo investimento. Há todo um contexto, os quais existem determinantes que devem estar sempre juntas, como equilíbrio, qualidade, ética. Todo esforço e dedicação que são depositados ao mercado consumidor, ou seja, aos clientes e consumidores, é de extrema importância, pois é através dos mesmos que as empresas acompanham as mudanças do mercado e suas necessidades e assim estejam capazes de competir junto à concorrência com todos os fatores imprescindíveis, como qualidade, segurança e praticidade. O mercado atual está cada vez mais competitivo. Há novas tendências, novas marcas, novos produtos e por aí vai. Junto com essas novidades, eis que surge um consumidor mais exigente, de gosto apurado e que tem diante dele, um comércio inteiro: lojas e mais lojas que oferecem quase de tudo em condições especiais. Precisamos entender uma coisa: Na medida em que o tempo passa, tudo tende a evoluir. Hoje, o freguês é cliente, Ele exige, troca de marca, de loja, de empresa, de fabricante, além de querer sempre os melhores produtos, os melhores planos de pagamento e, além disso, atendimento diferenciado. Diante da agitação do mercado e da diversidade de consumidores buscando produtos que, além da função utilitária, tenham significado em suas vidas, as empresas precisam planejar seus lançamentos com precisão estratégica. Ser vencedor no mercado exige boa imagem e reputação. Só assim é possível garantir que seus produtos despertem desejos nos consumidores. Se existe a oportunidade de criarmos clientes leais, entretanto, não há como mensurarmos quando e como os clientes passam de clientes fiéis para clientes leais. Clientes possuem valores e níveis de satisfação totalmente distintos.


Palavra Chave: Clientes. Fidelizar. Concorrência. Técnicas.
Autor: Liliane Pinto Ribeiro


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