"Ensino de valores através da Literatura Infanto-Juvenil".



"Ensino de valores através da Literatura Infanto-Juvenil".
Observa-se que os valores humanos estão cada vez mais esquecidos na estrutura familiar. Conceituando isso, existem diversas maneiras de aplicar valores dentro do ambiente de ensino-aprendizagem. A escola no seu papel sócio-educativo vem desempenhando um processo de formação de caráter contínuo na vida escolar do acadêmico.
É notável a perda e o não conhecimento desses valores entre os alunos. Com isso, utilizar a leitura como ferramenta de auxílio no processo de ensino destes conceitos e aproximar os alunos de uma maneira menos rotineira e mais próxima a dinâmica docente/discente.
Analisando esta possibilidade, nos traz ao desejo de aprofundar sobre o ensino de valores através da Literatura Infanto-Juvenil, assim focando características que possam acrescentar nesta compreensão e formação desse caráter.
Estes elementos nos levam a definição de nossas metas profissionais futuras, sendo de grande valia no processo sócio-educativo e didático-pedagógico.
É possível ensinar valores através da Literatura Infanto-Juvenil nos anos finais do Ensino Fundamental?
Na Literatura Infanto-Juvenil muitas vezes observamos elementos que nos dão base de valores e que às vezes não são percebidos pelos alunos.
Ter o hábito da leitura como prática e não como obrigação, de maneira que afete positivamente na formação desses discentes.
Um pressuposto para a escolha deste tema é de que na Literatura Infanto-Juvenil como forma de ensinar esses valores, e utilizando de uma ferramenta próxima e conhecida dos alunos, uma vez que se faz presente no dia-a-dia escolar dos mesmos, dentro do conteúdo planejado pela unidade escolar na prática docente, com isso visando à hipótese de se atingir tais conceitos.

Autora: Roberta Priante Chaves
Curso: Letras/Espanhol
Turma; 2008/1
Referências:
AZEVEDO, F. J. F. Literatura infanto-juvenil e educação para os valores : leituras em torno de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3434, acesso em 14 mai. 2010.
LEMOS, H. D . D. e MORÉS, A. A vivência de valores através da literatura infanto-juvenil: a pedagogia de projetos como estratégia de ensino. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2006/02/a16.htm, acesso em: 08 abr. 2010.

Autor: Roberta Priante Chaves Lima


Artigos Relacionados


Utilizando O Computador- Projeto De Ensino:minha Leitura Infanto-juvenil Impressa, Minha Escrita Digital.

Os Clássicos De Lygia Bojunga

O Uso Da Literatura Infantil Na PrÁtica PedagÓgica: A Abordagem Do Orientador Educacional

Desafios E Perspectivas Do Diagnóstico Precoce Do Câncer Em Crianças E Adolescentes

Sociedade Do Risco: Ressocialização Do Menor Infrator

27/07/2010 O Fim Do Meu Livro

Associação Brasileira De Ajuda Criança Com Câncer (abracc)