Taxa ou capacidade de infiltração?



Taxa ou capacidade de infiltração?

Esses termos são freqüentemente confundidos por alunos dos vários níveis de ensino. Esse pequeno texto é uma tentativa de clarificar os mesmos.

Ao derramar um copo de água sobre a terra, percebe-se que a água penetra na mesma. Esse processo de entrada de água no solo é denominado infiltração.

Para expressar a infiltração muitas vezes os termos taxa de infiltração e capacidade de infiltração são utilizados como sinônimos apesar de possuírem uma sutil diferença.

A capacidade de infiltração é, por definição, a quantidade máxima de água que um determinado solo pode absorver. Por outro lado, a taxa de infiltração é a taxa que um determinado solo absorve de água naquele instante de realização da medida.

Para elucidar essa diferença, imaginemos uma chuva que cai a uma taxa de 40 mm/h. No exemplo hipotético, imaginemos também que a capacidade de infiltração de água no solo em que cai a referida chuva seja de 100 mm/h. Como a taxa com que a chuva cai é menor do que a capacidade de infiltração do solo no instante da chuva, toda a água consegue se infiltrar. No entanto, qual foi a taxa de infiltração da água nesse solo durante essa chuva de 40 mm/h? A taxa infiltração foi de 40 mm/h, ou seja, igual a taxa com que a chuva cai (denominada tecnicamente de "intensidade de chuva"). Dessa forma, embora a capacidade de infiltração do solo fosse de 100 mm/h, a taxa de infiltração foi de apenas 40 mm/h.

Agora, imaginemos uma chuva que cai a uma taxa de 120 mm/h sobre o mesmo solo, isto é, um solo cuja capacidade de infiltração seja de 100 mm/h. Nesse caso, repare que há um excesso de chuva (120 ? 100 = 20 mm/h) em relação à capacidade de infiltração, ou seja, em relação à quantidade máxima de água que o referido solo pode absorver. Esse excesso se transforma em enxurrada (tecnicamente falando escoamento superficial), um processo hidrológico responsável pela erosão do solo. Repetindo a seqüência do parágrafo anterior, qual foi a taxa de infiltração da água nesse solo durante essa chuva de 120 mm/h? A taxa de infiltração foi igual à capacidade de infiltração, ou seja, 100 mm/h que é a a quantidade máxima de água que o referido solo pode absorver. Como fica claro, nesse caso a taxa e a capacidade de infiltração são iguais, mas conceitualmente, são coisas distintas.

Diante do exposto, percebe-se que a taxa e a capacidade de infiltração podem ou não possuir o mesmo valor embora sejam termos que caracterizem a entrada ou absorção de água em determinado solo. Por algumas vezes possuírem o mesmo valor os alunos de vários níveis de ensino muitas crêem que capacidade de infiltração e taxa de infiltração são a mesma coisa. Assim, se torna clara a razão da confusão conceitual.

Por último, vale mencionar que a capacidade infiltração não possui um valor constante. Ao contrário, conforme o solo se torna mais úmido, ela tende a diminuir. No entanto, vai além do propósito desse simples texto detalhar e explicar a razão dessa redução.

Preparado a partir de:

BETSON, R.P. What is watershed runoff? Journal of Geophysical Research, v.69, n.8, p.1541-1552, 1964.





Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Medidas De Permeabilidade Do Solo Como Indicadores Das Relações Hídricas De Uma Parcela De Solo Sob Diferentes Tipos De Uso.

Geração De Escoamento Superficial: O Que Seria A Precipitação Efetiva?

Terraços Agrícolas: Em Nível Ou Desnível?

Fluxo De Retorno?

Transmissividade: O Movimento Da água Subterrânea

Escoamento Superficial De Saturação Do Solo?

Lençol Suspenso: Antrópico Ou Natural?