O Valor da Compra por Impulso
Na história humana os primeiros produtores industriais vendiam seus produtos diretamente aos consumidores finais e a conseqüência disso é que a indústria e o comércio só se desenvolveram através das atividades dos mercadores. Eles compravam esses produtos em larga escala dos produtores, com a finalidade de vendê-los ao comércio local, o qual se encarregava de repassá-los aos consumidores finais.
Após a Revolução Industrial, a própria indústria começou a assumir a distribuição física de seus produtos, contratando representantes para a venda direta aos varejistas. E até as duas primeiras décadas do século XX a atividade industrial junto ao comércio reduziu-se à transferência de suas mercadorias às lojas varejistas.
Com o aumento da concorrência entre os produtores, o comércio passou a contar com produtos cada vez mais diferentes uns dos outros e, além disso, passou a obter maiores quantidades e variedade de marcas. Dessa forma, a conseqüente dificuldade encontrada pelos fabricantes em forçar seus estoques aos varejistas foi o grande impulsor do desenvolvimento do marketing.
Após a 2ª Guerra Mundial o aumento da concorrência forçou as indústrias a incentivarem o escoamento de seus produtos junto a cada ponto de venda e, conseqüentemente, a organização das atividades de Promoção de Vendas possibilitou ao consumidor final o impulso necessário à preferência de seus produtos.
Compra por Impulso
Atualmente, ao entrar em numa loja comercial o consumidor já traz consigo uma relação de produtos que pretende comprar; ou no mínimo, tem a referência daquilo que precisa como necessidade básica. O consumidor ainda não se decidiu pela compra de fato, mas ao percorrer a loja, acaba comprando produtos que não havia planejado comprar e acaba até comprando outras marcas que não estava acostumado a comprar. A isso se denomina compra por impulso.
É na loja onde acontece a decisão final de compra. Portanto, é nesse local (a loja) onde deve haver toda a ambientação adequada que motive e predisponha os consumidores à compra. Sendo assim pode-se afirmar que a compra por impulso é a decisão de compra estimulada pelas boas ações da Promoção de Vendas.
Autor: Julio Cesar Souza Santos
Artigos Relacionados
Merchandising - Conceitos, Definições E Aplicações
Merchandising Conceitos, (definições E Aplicações)
Merchandising No Ponto De Vendas
Merchandising No Ponto De Vendas
Vantagens Das ExposiÇÕes Promocionais Nas Lojas Varejistas
Vantagens Da Exposição Promocional Nas Lojas Varejistas
Economize Comprando Uniformes E Roupas No Atacado Como Se Fosse Ao Varejo