VIOLÊNCIA INFANTIL: MÉTODOS QUE AUXILIAM O EDUCADOR A DETECTAR



Andréia Eliane Silva Barbosa
Enfermeira ? Pós graduada em Psicopedagogia Instituto Mineiro de Educação Superior ? IMES e a Faculdade de Mantena ? FAMA, Governador Valadares/Minas Gerais.
Especialista em Enfermagem em Emergência pela Faculdade São Camilo/MG.

RESUMO

O interesse pela pesquisa que compõe este artigo surgiu pelo acompanhamento de alguns casos de violência cometido por pais ou responsáveis contra crianças que eram atendidas em uma unidade de saúde. Durante o atendimento a algumas crianças, percebeu-se que algumas apresentavam uma dificuldade de aprendizagem e relacionamento maior que outras crianças com a mesma faixa etária. Daí ao investigar a convivência familiar, percebeu-se que algumas crianças sofriam algum tipo de maus tratos por seus cuidadores. Assim este, constitui-se de uma base teórica sobre a criança, a violência, a violência física, a violência física doméstica e a aprendizagem escolar sendo feita uma abordagem de diversos autores sobre o objeto de pesquisa em si. A partir destas considerações, surge o questionamento: Os profissionais que lidam com as crianças estão aptos para reconhecer casos suspeitos de maus tratos? Este trabalho é de natureza descritiva fundamentada em revisões bibliográficas, com abordagem qualitativa e observação, dentro de uma visão humanística, para assim conhecermos melhor a realidade pesquisada.

Palavras-chaves: violência, educador, criança, maus tratos.
Autor: Andréia Barbosa


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