Compartilhando leituras: descrições teóricas, abordagens e vivência de alguns currículos escolares
Resumo: A partir de leituras realizadas, objetiva-se compartilhar algumas das idéias que são discutidas no âmbito do currículo escolar enquanto possível disciplina pedagógica.
Abstract: From readings taken, the objective is to share some of the ideas that are discussed in the school curriculum as a possible pedagogical discipline.
Palavras-chaves: Currículo escolar. Leituras compartilhadas. Abordagens do currículo.
Keywords: Curriculum. Shared readings. Approaches to curriculum.
1. Objetivos.
A partir de leituras feitas na disciplina "Escola e Currículo", freqüentada na graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas, pretende-se, em um único ? porém não definitivo ? texto, abordar os conteúdos retidos a partir da leitura pessoal e profissional deste que escreve.
2. O currículo escolar.
Abrangendo definições e abordagens múltiplas, é possível pensar o currículo escolar como um conjunto de saberes, práticas, experiências e reflexões trabalhados reproduzidos, compartilhados, proporcionados e desenvolvidos pela escola com a finalidade de orientar e formar os estudantes, orientando igualmente professores para o alcance de determinados objetivos no âmbito escolar e as próprias instituições sociais no qual aquele se insere.
Autor: Rogério Duarte Fernandes Dos Passos
Artigos Relacionados
Síntese: Toda A Prática Pedagógica Gravita Em Torno Do Currículo
As Dificuldades De Aprendizagem E A Necessidade De Adaptações Do Currículo Escolar
Currículo E Políticas Curriculares
Resumo Do Texto A RelaÇÃo Escola/sociedade Como Eixo Estruturador Do CurrÍculo
Educação Do Campo, Currículo E Práticas Sociais Nas Comunidades Do Campo Em Medicilândia/pa
Currículo De Ensino: Espaço Para Pensar Os Temas Socialmente Relevantes
Como Fazer O Currículo Perfeito