Dilma Rousseff é eleita a 1ª presidente do Brasil em 2010



Dilma Rousseff é eleita a 1ª presidente do Brasil em 2010


Prof. Ivan Santiago Silva


Mais uma vez de forma irresponsável me aventuro em anunciar eventos futuros, sendo que a última vez que o fiz errei. Em 2009 publiquei que Dilma não seria a candidata petista ao Palácio do Planalto e que era anunciada apenas para receber os ataques da oposição e depois "cair", assim como Lula fez com quase todo o governo no caso mensalão.
A oposição do PT é tão fraca que nem sequer conseguiram atacar a ministra. Apenas alguns boatos que ela é uma seqüestradora, terrorista e coisas do tipo. É decepcionante não encontrar sequer um imposto de renda não declarado, uma multa de trânsito ou coisas típica da politicagem brasileira.
Diante da inexistência da oposição (passa-se a impressão que a oposição no Brasil vota no Lula) e sua inexpressiva contribuição ao cenário político nacional, Dilma deslanchou ao lado do presidente da república.
A popularidade excepcional do presidente alavancou a campanha da petista, que discursa como chefe de estado até em simples entrevistas. Dilma incorporou o poder enquanto era ministra chefe da Casa Civil.
Para o leitor entender, o presidente da república é apoiado geralmente por dois grandes ministros: o ministro do exterior e o do interior, que apesar de possuírem o mesmo status político no Brasil, são fundamentais para a existência do país.
O ministro do exterior, no Brasil conhecido como das Relações Exteriores, coordena a relação do presidente da república com o mundo, com todos os países e instituições internacionais. Por este fato é importantíssimo.
O ministro do interior, no Brasil conhecido como ministro chefe da Casa Civil, coordena todos os outros ministérios de forma direta e indireta. Este cargo representa o poder do próprio presidente sobre ministros. A Dilma ocupou este cargo com primazia.
Sendo assim, Dilma está familiarizada com o poder e substituir Lula não será difícil em função de sua experiência política nesta área. Comandar a Casa Civil tavez seja mais difícil do que presidir o país.
As pesquisas indicam a vitória de Dilma, possivelmente em primeiro turno e como ganhou de presente o racha FHC x PSDB possui chances reais de se transformar na primeira mulher a presidir este país.
Grandes mudanças não são esperadas e sim o fortalecimento do Brasil no cenário internacional, típico da gestão Lula e o crescimento econômico baseado no desenvolvimento econômico e social das classes mais pobres, que surtiram efeito.
O grande sonho petista é transformar o Brasil em uma superpotência, econômica, cultural, energética dentre outros. Isso em muito interessa a nós brasileiros. O que não nos interessa é o fato da perpetuação petista no poder de forma contínua, o que pode gerar distorções em nossa democracia.

Prof. Ivan Santiago Silva ? graduado em Geografia e pós graduado em Educação é professor do Instituto Superior de Ciências Aplicadas e autor do Livro Brasil : Imperialismo e Integração Na América Latina.

Autor: Ivan Santiago Silva


Artigos Relacionados


Fernando Henrique Atrapalha Serra Em 2010

Nem Tudo Acaba Quando Termina?!

Lula: O Maior E Melhor Presidente Do Brasil

Para Copiar O Bolsa Do Pt, Até Tucano Fala !

O Conselho Imperativo

JosÉ Serra E A Derrota Em SÃo Paulo

Horario Comercial...