Sinequia Uterina - Cicatriz Uterina



A sinéquia uterina é um tipo de aderência ou cicatriz dentro do útero e a sua incidência é de 1,5%.

Qualquer agressão ao endométrio (camada interna do útero) pode provocar a formação da sinéquia. As principais causas são as cirúrgicas, como a curetagem uterina, miomectomia (retirada de mioma), polipectomia histeroscópica, ablação endometrial por histeroscopia, entre outras causas.

Geralmente nao apresentam sintomas ou podem causar alterações menstruais, com diminuição do fluxo ou até a sua ausência. O abortamento repetitivo e a infertilidade são as suas maiores repercussões. Muitas vezes, a mulher so descobre a sinequia uterina apos varias tentativas de engravidar sem sucesso.

O diagnóstico pode ser feito pela histerossalpingografia (radiografia das trompas) ou ultrassonografia, alem da histerossonografia (ultrassonografia com soro fisiologico injetado pela vagina). Porém, o exame principal é a histeroscopia diagnóstica.

O tratamento de escolha é a histeroscopia diagnóstica e a cirúrgica. Nesta última, a paciente realiza o diagnóstico e o tratamento no mesmo tempo e sob anestesia no hospital.

A cirurgia tem duração de 30 minutos e a paciente pode ter alta no mesmo dia.
Autor: Dr Decio Teshima


Artigos Relacionados


Quando Comparada A AspiraÇÃo Manual A VÁcuo, A Curetagem Uterina É Um MÉtodo Seguro No Tratamento Abortivo?

Embolização De Mioma Uterino

Acupuntura E Infertilidade

Acupuntura Melhora O Fluxo Sanguineo Para O Utero

Candidiase | Sintomas E Dicas

Anomalias CongÊnitas Uterinas

Endometriose Torácica – Doença Rara E De Dificil Diagnostico