ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CONQUISTA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA CONQUISTA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Andréia Félix Azarias
Edna Paula Schenfert Rodrigues
Sindéria Leão Costa Batista

INTRODUÇÃO: O projeto teve seu foco em identificar os estilos de aprendizagem dos alunos e modificar a prática pedagógica na sala de aula, na aquisição da leitura e escrita na conquista da alfabetização e letramento, visando um redirecionamento pedagógico para trabalhar com os alunos que necessitam de um trabalho diferenciado. Foram aplicadas diferentes tipos de estratégias de ensino para a alfabetização dos alunos com dificuldades de aprendizagem de acordo com os estilos de aprendizagem de cada um.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: O trabalho foi aplicado na turma do 2º ano da tarde e nas turmas do contraturno. Fizemos o levantamento dos estilos de aprendizagem apresentados pelas crianças, onde o resultado se deu elegendo o trabalho com: visual, auditivo e tátil. Com isso elaboramos, adaptamos e criamos situações e atividades diferenciadas para a alfabetização. Ao final do trabalho podemos observar os avanços na oralidade, leitura e escrita das crianças. Dentre as crianças com dificuldades de aprendizagem, houve um crescimento do percentual de 50% das crianças que já estavam alfabetizadas para aumentou de 90%. E junto com a alfabetização houve um aumento no interesse da leitura e escrita das crianças, através do uso e dos empréstimos dos livros da biblioteca da escola, onde aumentou 30% a margem da clientela nos finais de semana.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através das atividades diárias, pode-se observar avanços em relação à alfabetização, nas produções textuais quanto ao enriquecimento de ideias, organização de parágrafos, uso de pontuação adequada e grafia correta das palavras. Durante o trabalho, os alunos mostraram enorme interesse e retorno pedagógico desenvolvendo a oralidade, leitura e escrita. Foi possível também melhorar o trabalho em grupo, tornaram-se mais independentes e tiveram mais segurança na realização das atividades

Autor: Andréia Félix Azarias


Artigos Relacionados


Desenvolvendo Habilidades De Leitura: AtravÉs Do Mundo MÁgico Da Literatura

Letramento E AlfabetizaÇÃo

O Lúdico Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

A Questão Do Letramento Na Alfabetização De Jovens E Adultos

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental

Os Fundamentos Da Prática De Ensino Da Alfabetização E Do Letramento Para Crianças De Seis Anos

Escrita E Leitura:como Tornar O Ensino Significativo