RELAÇÃO ENTRE NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS MARINGÁ



RESUMO

Este estudo teve como objetivo relacionar os níveis de prática de atividade física e qualidade de vida de idosos da cidade de Atalaia, Paraná. Fizeram parte da amostra, 30 idosas participantes de um projeto de ginástica da prefeitura da cidade.
Como instrumento, utilizou-se o Questionário de Qualidade de Vida (WHOOQOLBref), validado por Fleck et al. (2000). Todas as idosas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para análise dos dados, utilizou-se teste de Shapiro Wilk, para verificar a normalidade dos dados, mediana e amplitude interquartílica para caracterizar os grupos, correlação de Spearman para relações entre os domínios da qualidade de vida e teste de Mann-Whitney para comparações inter-grupos, adotando p<0,05. Verificou-se que a maior parte das idosas foi considerada ativa ou muito ativa (56,7%) e os valores dos domínios de qualidade de vida podem ser considerados moderados-altos, sendo que o maior valor foi do domínio de relações sociais [4,06 (1,3)] e psicológico [4,00 (0,2)]. Observou-se correlação moderada positiva e significativa do domínio de relações sociais com domínio físico (0,65), com domínio psicológico (0,44) e com meio-ambiente (0,61).
Não houve diferença significativa nos domínios de qualidade de vida entre o grupo de idosas muito ativo ou ativo e o grupo de idosas irregularmente ativo ou sedentário. Concluiu-se que participar de um programa de ginástica, bem como outros fatores não avaliados no estudo, como o nível socioeconômico, podem ter contribuído para níveis elevados de qualidade de vida dessas idosas.
Palavras-chave: Atividade física. Qualidade de vida. Idosos.
Autor: Profmoa Moacir


Artigos Relacionados


FeminizaÇÃo Da Velhice

ConcordÂncia Entre QuestionÁrios De NÍvel Habitual De Atividade FÍsica Em Uma PopulaÇÃo De Jovens Escolares

Entendendo Os Níveis De Domínio

AnÁlise Do Papel Do Grupo De ConvivÊncia SÃo Vicente De Paulo Na Vida Do Idoso Na Cidade De Mauriti-ce

Exercício Físico E Idosos

Domínios Das Paisagens Do Ceará

A InfluÊncia Da Atividade FÍsica Na ReabilitaÇÃo E Profilaxia De Idosos Caidores E NÃo ?caidores.