Considerações sobre a Cultura



Nome do autor: Alessandro Viceli
Data: 10/09/2010


Considerações sobre a Cultura


As preocupações em entender as mais variadas formas de cultura, se deu a partir do momento em que os povos começaram um intenso contato entre si.
Atualmente, o que muitos entendem por cultura, se baseia na ideia de teatro, cinema e literatura.
Dentro dos estudos teóricos sobre cultura, existem duas concepções. A primeira corresponde à realidade de uma sociedade, abrangendo aspectos físicos dos povos. Um exemplo, é quando nos referimos às culturas francesa, romana, e grega, desta forma estamos destacando apenas as obras físicas criadas por estas culturas, como um complexo bastante variado.
A segunda concepção, se localiza nos termos relacionados ao conhecimento, crenças e valores. Um exemplo é quando citamos a filosofia grega, ou as ciências modernas dos Estados Unidos.
Quando nos referimos a cultura, muitas vezes temos a impressão que ela é algo estático, já pronto, que não sofre alterações. Mas, na realidade ocorre o contrário, ela está em uma constante mudança, visto que dificilmente uma cultura se isola do resto do mundo. Então é esse contato com outras sociedades, que torna a cultura de um povo, algo dinâmico.
Os estudos sobre cultura, começaram mais precisamente na Alemanha, que no contexto da época encontrava se dividida em várias unidades políticas. Por isso, houve a necessidade de se entender os vários tipos de cultura existente dentro do território germano, para dessa forma facilitar o processo de unificação desta nação.
A cultura é uma palavra de origem latina, em que o seu significado original, está relacionado a agricultura. Posteriormente, os romanos deram um novo sinônimo a palavra cultura, relacionando esta a um certo comportamento refinado, ou seja, sofisticação pessoal e uma educação elaborada.
A intensificação desta preocupação com a cultura, se deu com o Imperialismo, onde houve o contato maior dos povos europeus com as sociedades exploradas. Tinha se em mente, compreender como se deu o desenvolvimento da cultura destes povos dominados, para desta forma se ter uma maior eficácia nos meios de estabelecimento da cultura capitalista, sob estas sociedades menos desenvolvidas tecnologicamente.
Um fato importante foi a ruptura com a visão religiosa que se tinha até o século XIX. Desta forma, estabelecendo uma visão laica sob a cultura, se tornou muito mais proveitoso os estudos sobre a evolução das sociedades.
Autor: Alessandro Viceli


Artigos Relacionados


Etnocentrismo: Relação Entre O Homem Primitivo E O Civilizado.

O Que é Folclore?

Cultura Semi-perene?

Cultura Organizacional

A Importância De Entender Fílon De Alexandria.

A Cultura E A Arte

Descobrindo A Língua Português-brasileira