Consciência da educação em sua totalidade



Falar da educação é algo que nos remete aos ensinamentos que nos foram dados por nossos pais, avós e tios, enfim nos faz pensar sobre a educação doméstica algo que todos os indivíduos que nascem no seio da família recebem como base para a construção dos seus conhecimentos e caráter.
Na leitura de "Comunidades tribais: a educação difusa" Maria Lúcia Aranha, mostra como as tribos transmitiam o conhecimento.
Tudo era através dos gestos e repetições, que as crianças aprendiam sobre todas as coisas.
De forma, que a simples repetição era à base utilizada para passar os conhecimentos que elas utilizariam a media que fossem sendo necessário para sua sobrevivência e interação com os outros habitantes da tribo.
Os valores que a tribo praticava e a divisão de tarefas, desde quem ia caçar e pescar, plantar e colher, tudo de acordo com as regas daquele local eram dadas pelo chefe da tribo. E estas tarefas eram entendidas como de fundamental importância para a sobrevivência deles.
Porém não era designada uma pessoa responsável para ensinar aquelas crianças a desenvolver as atividades de maneira didática, ensinando o passo a passo como caçar ou plantar entre outras coisas. Pois bem devemos enteder que educação vai muito mais além do que ler e escreve ou pregar uma filosofia de vida sem se preocupar em praticar a boa conduta. De nada valerar para o educador, orientador levar o conhecimento para seus aprendiz se não houver uma conduta ética e moral sendo passada em conjunto com este conhecimento.
O texto de ARANHA relata como somos educados pela atitude, conduta e repetição desde os nossos ancestrais até os dias atuais.
Como base o educador (a) deve se aprofundar na "Consciência da educação em sua totalidade" e isso significa não transmitir apenas o conhecimento exaustivamente até ter certeza do seu papel enquanto educador cumprido, mas respeita a capacidade de aprender do outro, permitindo que através da dificuldade do aprendiz, o educador possa se inclina a ajudá-lo, de maneira que o possibilite por meio mais fácil absorver os ensinamentos.
Vale salientar que pra ser um bom educador dever primeiro observar a quem se vai levar este conhecimento, sempre partindo do pressuposto que cabe ao educador mostrar os princípios básicos da educação como bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, conlicença e obrigado, para que o aprendiz possa desde já identificar no educador os valores que a ele foram confiados.
E isso vale para todos os seguimentos da nossa vida seja no trabalho, com a família, os amigos e até com nós mesmos como indivíduos capazes ter um raciocínio lógico sobre todos os princípios básico que devem ser considerados para a construção de uma boa educação. No qual permitirá inclusive que se tenha uma boa relação com o outro individuo ou não.
Muitas vezes a falta da educação afasta e distância o outro individuo no qual tem como valores básicos, a educação para manter uma boa relação com os demais.

Conclusão:

A educação é a base fundamental para todo e qual quer individuo estar bem colocado na sociedade em que ele faz parte. O educador é o orientador que levara este aprendiz a porta do conhecimento. Cabendo agora apenas a ele chegar ao núcleo do conhecimento, ou seja, ao centro. Devemos também lembrar que ainda aprendemos mesmo nos dias de hoje como os primitivos e os povos das tribos, ou seja, é importante estar praticando como educador a repetição de maneira que ao educar para o conhecimento o individuo seja a extensão do que você enquanto educador contribuiu para o crescimento e conhecimento dele enquanto pessoa. Tornando ele o futuro cidadão que preparamos para inserir na sociedade.


Autor: Leila Campos


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