DATABASE MARKETING COMO PROCESSO ESTRATÉGICO
Este trabalho tem como proposta focalizar a importância do planejamento estratégico e suas implicações no processo de desenvolvimento de uma organização. Para tanto, será necessário, primeiramente, definir que é o planejamento, de acordo com Philip Kotler (2002), Chiavenato (2002), e Cobra (2001), em seguida analisar de que forma a qualidade dos serviços é o grande desafio, hoje, para as empresas, pois, medir a qualidade do produto (tangível) é fácil, mas a dos serviços torna-se complicado por não ser palpável e basicamente é conquistada através das pessoas envolvendo a marca da organização. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo diagnosticando elementos chaves de sucesso de diferenciação de uma organização no segmento de serviços. Depois de tudo isto, o estudo aponta para a necessidade de se fazer implantação de um sistema eficaz de informações estratégicas de consumidores (database) visando a fidelização e, conseqüentemente, a ampliação de mercados.
Palavras-chave: Planejamento estratégico, marketing de relacionamento, marketing de serviços, database marketing
Autor: Pedro Estrela
Artigos Relacionados
4ps Do Marketing
Marketing Tem Valor Agregado De Multitarefa.
A Importância Do Marketing No Mercado Financeiro
Plano Estratégico De Marketing Para Uma Microempresa De Timon – Ma
O Marketing Em Quatro Parágrafos.
Aspectos Fundamentais Na Construção De Um Processo De Database Marketing.
Banco De Dados De Marketing Como Estratégia Nas Empresas Do Setor De Tecnologia Da Informação