O Que Fazer Depois Da Graduação?



Armando Terribili Filho*

Todos sabem da importância em obter um diploma de curso superior, pois, além de representar um reconhecimento social, é condição mínima para a inserção e competição no mercado de trabalho primário. Se nos anos 60 o sonho da família brasileira era a conquista da casa própria e do automóvel, nos 70 a conquista do diploma em nível superior virou o alvo de milhões de jovens brasileiros. A partir desse período, como o Estado não conseguia oferecer vagas em universidades públicas para acompanhar a demanda existente, houve uma verdadeira explosão dos cursos nas instituições particulares, sobretudo no período noturno.

A expansão quantitativa das faculdades e dos cursos noturnos não foi acompanhada da qualidade necessária. Esta situação permeou boa parte das instituições de ensino do País e teve seu reflexo na formação dos nossos estudantes, nos aspectos profissional, social, cultural e ético. É importante destacar todas essas dimensões, uma vez que a grande maioria dos estudantes busca no curso superior exclusivamente a formação profissional: desenvolver habilidades, conhecer técnicas e ferramentas para o exercício de sua profissão. Visão míope, porque o papel do curso superior é desenvolver o ser pensante, crítico, reflexivo e transformador da sociedade em que vive.

Quando o jovem termina o curso de graduação, surge a dúvida: e agora, o que fazer? É importante uma pós-graduação, um MBA (Master Business Administration)? Ou seria mais adequado um mestrado? Seria oportuno esperar alguns anos para "amadurecer" antes de fazer uma especialização? Infelizmente, as faculdades pouco orientam acerca dos possíveis caminhos a seguir. A propósito, poucos estudantes dos últimos anos de graduação sabem distinguir um curso de extensão de um curso de pós-graduação. Evidentemente que o caminho a ser trilhado pelo jovem depende do seu plano de carreira; entretanto, alguns conceitos são importantes para a realização de uma análise e a tomada de decisão quanto à escolha do caminho certo.

Um curso de extensão é destinado a graduados e não-graduados, por isso não é considerado pós-graduação. Este tipo de curso pode ter qualquer duração (em número de horas) e, ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Já a pós-graduação é dividida em lato sensu e stricto sensu e constituída por um ciclo de atividades regulares que visam aprofundar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes na graduação. Os cursos lato sensu são regulados pelo MEC (Ministério da Educação) e têm no mínimo 360 horas de duração, enquadrando-se nesta modalidade os cursos de especialização e aperfeiçoamento e os MBAs. Ao término do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão depois da apresentação de uma monografia. Os processos seletivos para os cursos lato sensu são, em geral, efetuados por meio de análise curricular e entrevistas.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu, denominados mestrados e doutorados, são avaliados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tais cursos objetivam a competência científica, contribuindo para a formação de docentes e pesquisadores. Há também o mestrado profissionalizante que objetiva a formação de profissionais para o mercado de trabalho, articulando atividades de ensino com aplicações de pesquisas de forma diferenciada. A duração máxima destes cursos varia de programa para programa, porém um curso de mestrado tem atualmente duração média de dois anos – o de doutorado, de quatro anos. A pós-graduação stricto sensu forma mestres e doutores, que recebem diploma com a referida titulação acadêmica, após a defesa de dissertação (para o mestrado) ou de tese (para o doutorado) diante de bancas examinadoras formadas por membros (de três a sete) com titulação mínima de doutor.

Os processos seletivos para os cursos de mestrados e doutorados são rigorosos e a relação candidato/vaga é muito superior à mesma relação encontrada nos cursos de graduação, havendo exigências quanto à apresentação prévia de projetos de pesquisa, fluência em línguas estrangeiras, realização de provas específicas, avaliação de currículo pessoal, entrevistas, e disponibilização mínima de tempo para a realização de estudos e pesquisas. Embora algumas instituições permitam que um estudante se candidate a um curso de doutorado mesmo sem ter o título de mestre, isto não é comum, já que o nível de exigência para esta situação é comumente muito elevado.

Para sua tomada de decisão, o jovem deve descobrir se quer ter uma especialização em seu segmento de atuação ou buscar conhecimento complementar à sua área. Cabem algumas recomendações: (1) esqueça que para fazer um curso depois da graduação você deve esperar para ganhar experiência profissional –isso é um paradigma que precisa ser mudado. Você vai estudar a vida toda, buscando complementação de conhecimento, atualizações e networking. Quanto antes começar, melhor preparado estará; (2) não há limite de idade para se reencontrar com os livros – esqueça o termo "reciclagem" e pense em "atualização ou educação continuada"; (3) o curso escolhido deve estar alinhado com seus objetivos, interesses e plano de carreira; (4) antes de se inscrever em um processo seletivo, busque opiniões de pessoas que fizeram o curso, pesquise o conteúdo programático e faça uma entrevista com o coordenador do curso para entender a proposta pedagógica; (5) verifique se o curso é totalmente presencial ou se há uma porção na modalidade "a distância"; (6) não se esqueça da importância da língua inglesa – que em muitas profissões é pré-requisito para seu crescimento e desenvolvimento; (7) em algumas áreas, como Tecnologia da Informação, as certificações são distintivos altamente valorizados e reconhecidos no mercado.

Qualquer que seja o curso escolhido, lembre-se de que seu sucesso depende de você. Da sua determinação e capacidade de realizar pesquisas, relacionar-se com os outros, e efetuar entregas no prazo e com alto padrão de qualidade. Estude sempre e invista em você e no seu crescimento pessoal e profissional.


Autor: Fabiano de Oliveira


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