LITERATURA INFANTIL: UMA HISTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA



1 INTRODUÇÃO

Refletindo sobre o tema gerador: "A Educação da Criança: uma construção histórica e social" e as necessidades e caminhos da X Semana de Estudos Pedagógicos e articulando-o com as ementas das disciplinas do segundo semestre - Educação e Desenvolvimento Humano II: Bases Psicosociais, Educação e Comunicação: o conhecimento dos meios, História da Educação Brasileira, Educação e Sociedade, Prática de Ensino I e Estatística, desenvolvemos o sub-tema: "Literatura Infantil: uma história dentro da História".
As crianças, até o início do século XVII, eras vistas como adultos em miniatura e participavam, desde a mais tenra idade, da vida adulta.
As primeiras lições de vida para as crianças acontecem primordialmente na família. ARIÈS (1975) nos mostra que o conceito de família cuidadora é recente; até meados do século XVI, são raras as referências históricas à família. O espaço público predominava sobre o privado e as crianças ficavam com as mães e/ou amas somente até os sete anos de idade; quando então começavam a trabalhar, em situações onde não havia separação entre vida profissional e vida privada. Eram aprendizes de mestres que não eram seus pais e tampouco eram seus professores, pois àquela época, a escola ainda não existia enquanto instituição.
Foi a partir do século XV, pós-revolução industrial, que as realidades e os sentimentos da família se transformariam, paralelamente à evolução da instituição escola.
Dessa maneira, a literatura infantil segue a mesma trajetória, pois, não existindo a noção de infância, tal qual a conhecemos hoje, também não existiam livros destinados às crianças, especialmente na literatura. Literatura esta, que, em seus primórdios, procurou ser um instrumento de apoio ao ensino, caracterizada, tal como este, de conservadorismo e didatismo, procurando transmitir valores e costumes vigentes, estando distante da literatura infantil tal qual a conhecemos hoje. Reconstruir esta trajetória da literatura infantil, componente indissociável da educação infantil, é uma das propostas que trazemos à essa X Semana de Estudos Pedagógicos.

Autor: Ana Laura Teixeira Costa Omena


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