ESPORTE, EDUCAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO:



FACULDADE DE CIÊNCIAS ? DEPTO. DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA ? Conteúdos E Metodologia de Educação Física

ANA LAURA TEIXEIRA COSTA OMENA

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO

ESPORTE, EDUCAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO:
Algumas Reflexões à Luz da Sociologia do Esporte.

INTRODUÇÃO

O texto analisa o esporte na educação enquanto meio de sociabilização, sob a perspectiva da sociologia e das características formais do esporte. A partir dessa análise, o autor rompe com alguns conceitos existentes sobre o jogo esportivo e a educação física escolar e apresenta propostas de como a educação física pode englobar a socialização em seus aspectos.

RESENHA CRÍTICA

A necessidade de estudar a educação física no âmbito da sociologia surge da pouca quantidade de pesquisas a respeito e de alguns pensamentos e questionamentos ainda não esclarecidos. Afinal, aprendizagem, comportamentos, quebra de barreiras sociais e regras de vivência podem ser integradas ao esporte?
A respeito deste e outros questionamentos o texto cita exemplo das concepções redentoras sobre esporte em diversos países, concepções estas que crêem que o esporte pode ser a solução para diversos problemas sociais como drogas, stress, violência e sexualidade precoce.
O texto reflete sobre a concepção redentora do esporte e fala também das características principais do esporte formal a luz da sociologia. As quais são:
- competição;
- hierarquia social;
- rendimento máximo;
- recompensa extrínseca;
- e regras.
A competição é talvez o fator mais característico do esporte, que pode ser explicado como motivação do ego a atingir um determinado objetivo, seja em grupo ou individual.
No esporte formal existe também o que o autor chama de hierarquia social que fica estabelecida entre um competidor e outro em primeiro e segundo lugar.
E a terceira característica é o rendimento máximo onde, o esportista ou o grupo deve atingir o máximo de superação de modo a alcançar a vitória ou transpor o recorde.
Ao contrário do que se acredita predominantemente, o esporte não se trata de uma ferramenta contra todas as mazelas sociais, tão pouco é redentor. É bem verdade que o esporte pode auxiliar na aprendizagem ou na sociabilização do indivíduo, sobretudo da criança, mas a competição esportiva também tem os seus excessos negativos citados no texto como, dope, violência, suborno, desonestidade etc.
O autor cita o fato de alguns educadores idealizarem um esporte sem competição, onde todos possam participar e vencer, mas não é preciso dizer que o esporte é em suma competição, sem ela o esporte está descaracterizado.
As características e as sensações causadas pela competição tentam são descritas no texto, sensações está que levam o individuo a sentir prazer físico e mental na competição, ultrapassando e superando barreiras que o adversário não é capaz de transpor.
A recompensa extrínseca diz respeito a recompensa além do espaço onde a disputa se dá, afinal é ela quem determina se o esporte é puramente jogo (formal ou informal) ou trabalho (prêmios, dinheiro, etc.).
As regras são consideradas as últimas características do esporte. Precisam ser acatadas e cumpridas por todos os participantes para que o jogo possa ser estabelecido ao mesmo tempo em que podem ser flexíveis e adaptadas, sobretudo no ambiente escolar.
Sob estas características é que o esporte toma a forma sociabilizadora na medida em que propõe ao participante, criança ou adolescente a possibilidade de elaborar, interpretar e executar as regras impostas pelo jogo, sem que seja necessária a presença de um juiz ou um educador supervisionando a atividade.

REFERÊNCIAS

BETTI, M. Esporte, educação e sociabilização: algumas reflexões à luz da sociologia do esporte. Kinesis. Vol. 4, n.1, p. 31-43, 1988.
Autor: Ana Laura Teixeira Costa Omena


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