Motivação na aprendizagem



Introdução:
A aprendizagem implica normalmente em uma interação do aluno com o meio, captar e processar os estímulos provenientes do exterior que foram selecionados, organizados e sequenciados pelo professor.
Para que essa interação aconteça é necessário que os pais e professores compreendam que colocar certas restrições à ação não faz com que a criança deixe de nos amar, se antes estabelecermos com ela uma relação afetiva bem segura.
Por outro lado, é nas trocas com seus iguais que as crianças desenvolvem a autonomia.
Desenvolvimento:
Hoje, o novo paradigma da ciência, além de reintegrar o sujeito na construção do conhecimento, resgata também a importância do processo ao reconhecer o pensamento e conhecimento como tudo na natureza, estão em holomovimento. (MORÃES, 1997, p.139).
Diante disso, é necessário que professores e a equipe de apoio pedagógico ? atuem de forma uníssona na mesma direção. Num ambiente de cooperação e de outras interações positivas, o esforço e as iniciativas de cada professor individualmente, terão mais eficácia em funções do clima de apoio que cada um representa para seus pares. Ademais, as reações dos próprios alunos, sobretudo, em termos de envolvimento com a aprendizagem, resultarão de suas percepções do tipo de cultura da escola e não apenas do que faz cada professor.
Conclusão:
Assim, entre os mais potentes motivadores do comportamento humano em geral estão às metas ou propósitos que a pessoa tenha em mente atingir, tanto do ponto de vista do sistema educativo (governo federal, estadual, municipal) quanto do educador.
É preciso estar interessado que o educando aprenda e desenvolva individual e coletivamente; para que possa atuar e interagir de maneira autônoma na vida pessoal e social; e sem falar que poderá desenvolver as inteligências múltiplas, principalmente a interpessoal e intrapessoal.

Bibliografia:
MORÃES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas : Papirus, 1997.]
TAPIA, Jésus Alonso & FITA, Enrique Cartula. A motivação em sala de aula, o que é, como se faz. Trad. Sandra Garcia. 4ºed. São Paulo : Loyola, 1999.

Rosimeire Cristina Dos Santos
Autor: Rosimeire Cristina Dos Santos


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