A SÍNDROME DE ASPERGER E O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO A TEORIA PIAGETIANA



Renatta de Burgos Pimentel Fiori Dias
Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia: Institucional e Clínica, pela Universidade Católica de Santos, Brasil.

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RESUMO: Este trabalho se propõe a fazer uma revisão bibliográfica sobre o Autismo e a Síndrome de Asperger, destacando alguns tópicos relevantes, tais como: diagnóstico, características, avaliação, tratamento e intervenção. Essa pesquisa bibliográfica foi operacionalizada, mediante a busca eletrônica de trabalhos científicos já publicados e o relato do Estudo de Caso de uma criança diagnosticada com Síndrome de Asperger. É sabido que indivíduos portadores dessas síndromes, apresentam uma ausência muito grande de interação social e desenvolvimento autônomo, e por conta disso, o objetivo geral deste Estudo de Caso é avaliar indivíduos com Síndrome de Asperger e o desenvolvimento moral que os envolve, segundo a Teoria Piagetiana. Com isso, podemos propiciar uma maior autonomia no desenvolvimento de suas ações e habilidades sociais, por meio de intervenções que se fizerem necessárias.
Palavras-chave: Autismo ? Síndrome de Asperger ? Ausência de Interação Social

INTRODUÇÃO

O tema do trabalho diz respeito diretamente ao Autismo e Síndrome de Asperger, destacando as diferenças e semelhanças que permeiam a análise científica dos aspectos que o envolvem.
Após a leitura bibliográfica, atentei-me para os fatos que permeiam a interação social dos indivíduos portadores dessas síndromes, pois podemos notar que há uma ausência muito grande do desenvolvimento autônomo, devido à presença de um déficit no contexto social que os envolvem.
O objetivo geral deste Estudo de Caso é avaliar indivíduos com Síndrome de Asperger e o desenvolvimento moral que os envolve, segundo a Teoria Piagetiana. Com isso, podemos proporcionar uma maior autonomia no desenvolvimento de suas ações e interação nas habilidades sociais.
O presente trabalho propôs fazer uma revisão bibliográfica no que diz respeito ao Autismo e a Síndrome de Asperger, destacando pontos relevantes, como: etiologia, critérios diagnósticos, avaliação, intervenção, dentre outros princípios básicos que permeiam o tema em questão.
A pesquisa bibliográfica foi operacionalizada, mediante a busca eletrônica de trabalhos científicos já publicados e o relato do Estudo de Caso de uma criança diagnosticada com Síndrome de Asperger.
Este trabalho científico está organizado em oito capítulos, conforme disposto a seguir:
Capítulo 1-O Autismo e o Desenvolvimento Humano
Este capítulo apresenta o autismo como uma síndrome comportamental e com características de um distúrbio no desenvolvimento humano.
Mesmo ainda não tendo sido definida a etiologia do autismo, diversas teorias embasam as possíveis causas, como fatores ambientais e genéticos.
O tratamento do indivíduo autista tem como objetivo proporcionar uma maior interação social em todas as áreas de atuação.
Capítulo 2-Síndrome de Asperger
Este capítulo apresenta a Síndrome de Asperger, primeiramente sendo descrita pelo médico austríaco Hans Asperger, e posteriormente, sendo classificada e reconhecida pelo DSM-V, como um Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, afetando principalmente, as áreas de interação social.
Até hoje, a etiologia da Síndrome de Asperger é desconhecida, mas estudos indagam hipóteses genéticas, metabólicas, dentre outras.
Capítulo 3-Autismo X Síndrome de Asperger
Este capítulo apresenta as diferentes abordagens entre o Autismo Clássico e a Síndrome de Asperger, que dependendo do nível do espectro de autismo, as características podem ser similares ou diferenciadas entre si. Porém, em ambos os casos, há uma déficit na área de comunicação social do indivíduo e um interesse obsessivo por algo que sejam de seu interesse.
Capítulo 4-Avaliações de Crianças com Perturbações Autistas
Em virtude das crianças com autismo manifestarem um atraso muito grande de diversas áreas do desenvolvimento, é preciso que haja uma avaliação clínica de uma equipe multidisciplinar de profissionais, para que posteriormente, possa haver uma atuação nas lesões afetadas do desenvolvimento.
Capítulo 5-Tratamento
Este capítulo apresenta os diferentes tipos de tratamento que podem ser desenvolvidos com indivíduos Aspergers, inseridos no âmbito psicoterapêutico, social e educacional.

Capítulo 6-Intervenção
Este capítulo trata da extrema necessidade de ocorrer intervenções adequadas durante o tratamento do indivíduo, sendo elas à nível pedagógico e terapêutico, a fim de amenizar as limitações afetadas pela síndrome, mesmo não existindo recuperação completa durante o tratamento da mesma.
Além disso, existe uma série de terapias complementares que melhoram a capacidade desses indivíduos, bem como intervenções oriundas da família, da escola, e até mesmo, farmacológica.
Capítulo 7-Estudo de Caso
Este capítulo expõe a justificativa, objetivos e os caminhos da pesquisa realizada, bem como a coleta e o fichamento dos dados, a partir da análise do Estudo de Caso apresentado.
O objetivo desse Estudo de Caso é discutir os aspectos relevantes da Síndrome de Asperger e o desenvolvimento moral segundo a Teoria Piagetiana.
Capítulo 8-Discussão
Este capítulo apresenta as considerações finais levantadas, a partir do Estudo de Caso apresentado, destacando-se os resultados obtidos com o objetivo da pesquisa e o desenvolvimento moral segundo Piaget, a fim de propiciar uma maior autonomia a esses indivíduos.
Autor: Renatta De Burgos Pimentel Fiori Dias


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