Formando crianças através do meio, com ajuda da Sociologia da Educação



Formando crianças através do meio, com ajuda da Sociologia da Educação.


Luciana Pereira da Silva Lago Moreira
Pedagoga




Todos os grandes desafios da educação passam pela sua relação com o poder e a política, sempre provocando o estímulo ao interesse pela reflexão epistemológica (crítica) e sociológica da função social da ação educativa, fenômenos educativos escolares e não escolares, abordando as problemáticas da diversidade cultural e social na vida de cada indivíduo (criança).
O método da sociologia da educação se dá pela construção dialógica do conhecimento, acreditando na ideia de que o dialogo intercultural não é só uma troca de conhecimentos mais de culturas. Essa comunicação é o ponto alvo da sociologia da educação, onde esse fenômeno interativo é, sobretudo, a relação que se estabelece entre os indivíduos, fato este que faz aflorar o aprendizado de cada criança, ou seja, a relação do meio ou de pessoas de adultos, que neste caso são os espelhos para as mesmas.
Hoje os especialistas têm a convicção que este método é empírico, ou seja, é guiado por uma experiência (origem do conhecimento humano), onde pode ser considerado descritivo que é quando o diferencia das outras ciências da educação, ele possui diferentes pontos de vista se tornando interdisciplinar por ter ligação à sociologia familiar, cultural e do conhecimento. Ele constrói teorias explicativas em relação à realidade social.
Por fim, a sociologia da educação é uma forma de conhecimentos que aspira ao estatuto de conhecimento científico, como afirma o escritor Roberto Martins Ferreira. "Já na sociedade existem também vários tipos de conhecimentos, mas nem todos são científicos". Com isso podemos afirmar que esses conhecimentos acabam sendo formados pelo convívio social, que começa em casa e se estende a escola e não chega a se finalizar, pois a formação da criança só tende a se transformar. É aonde se atua com método da sociologia da educação, um facilitador para um bom entendimento da sociedade em relação à educação, onde se encontra várias técnicas entre elas a quantitativa (rendimento, produtividade dentro e fora de sala de aula) e qualitativa (analisa parâmetros e informações de qualidade, onde não é possível uma mensuração de forma quantitativa).


Autor: Luciana Pereira Da Silva Lago Moreira


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