Discriminação de Gênero, cultura retrógada e machista



Antes de começarmos este texto, necessário se faz a explicação do que é GÊNERO. Enquanto sexo na visão biológica distingui masculino de feminino o gênero classifica os seres humanos pela visão sociocultural, ou seja, em determinada época a sujeição, no nosso caso, do sexo feminino a determinadas regras em favor do masculino, colocando assim o masculino em situação de poder muito superior ao feminino, surgindo ai a discriminação de Gênero.

As mulheres ainda nos dias de hoje, são tratadas como "coisas". Essa coisificação da mulher é algo que esta arraigado na mente humana e o pior é quando este preconceito, machista, parte da própria mulher, pois algumas vivem num meio tão machista e preconceituoso desde o seu nascimento que isso torna-se normal, sendo difícil mudar este pensamento, talvez mais difícil ainda que mudar o pensamento machista de um homem.

Como já dito antes, a discriminação é cultural, logo está em todas as classes sociais, religiosas, etnias, enfim, na população em geral, sem distinção. Por isso, precisamos coibir esse mal, começando em nossa própria família, excluindo do nosso convívio as brincadeiras, tidas como inocentes, que na verdade de inocente não tem nada, as músicas que depreciam o gênero feminino, pois as brincadeiras, piadinhas, humilham e maltratam.

Precisamos mudar radicalmente a forma de vermos as mulheres ou a sociedade vai pagar ainda mais caro do que já paga hoje.

Errados estamos quando pensamos que as mulheres são fracas, frágeis, sensíveis demais a ponto de serem medrosas, ledo engano, elas são sim cautelosas, fortes, sensíveis a ponto de analisarem determinadas situações bem mais a fundo do que os homens.

As mulheres que possuem pensamento machista, assim pensam por imposição comportamental masculina, senão vejamos uma criança inserida em um mundo violento, crescerá violenta, a probabilidade de ela ser calma e dócil é muito remota, assim é com todos que nascem em determinados meios, irão assimilar o que lhe for permitido. No caso da mulher, imaginem só alguém crescer ouvindo as frases do tipo: "mulher é assim mesmo", "não faça isso "menino" isso é coisa de mulher", "mulher fala demais", "só podia ser mulher", são pensamentos como esse que faz a violência e a discriminação de gênero se propagar e permanecer arraigado em nossas mentes, até os dias de hoje.

Homens e mulheres foram criados para viverem lado a lado, contrário à frase comumente dita e que se analisarmos um pouquinho, veremos o quão machista ela é: "Por trás de um grande homem tem sempre uma grande mulher", ora, por que por trás, por que a mulher tem que vir sempre a trás e não ao lado, isso não é exagero, reflitam.
Há grandes diferenças entre homens e mulheres, concordo, mas diferenças biológicas, não em relação ao gênero, assim com há diferenças "biológicas" entres negros e brancos, entres pessoas dos países Orientais e Ocidentais, diferenças existem, mas o que temos que acabar é com a "discriminação" que é muito diferente de "diferença".
Feliz o País que trabalha políticas públicas coibindo os maus tratos, a discriminação, a violência contra as mulheres. As mulheres são tão sofridas que aceitam qualquer migalha que lhe são dadas. E o são até por imposição de mecanismos internacionais, um exemplo disso é a Lei Maria da Penha que foi criada por imposição desses mecanismos internacionais de defesa dos direitos humanos, hoje a lei abrange apenas uma pequena parte do que deveria realmente abranger.

A violência, discriminação de Gênero existe em toda parte, certa vez em uma TV da França e outra da Itália, assisti a um programa policial, desses parecidos com os nossos, e a temática de ambos era a violência doméstica contra a mulher, ou seja, não é só um problema nosso, mas sim do mundo todo e foi visando estes problemas que foram criados os mecanismos mundiais de combate a preconceito, racismo, violência de Gênero, etc.

Mas uma coisa é certa, precisamos mudar a nossa forma de pensar e de ver as mulheres, pois somente assim viveremos um mundo melhor e desnudo de preconceitos e Violências.
Autor: Eduardo Dalla Costa Rodrigues


Artigos Relacionados


A Mulher Em Conceição Do Coité: Uma Busca Por Visibilidade

A Importancia Do Respeito Aos Direitos Da Mulheres No Enfoque Dos Direitos Humanos

Querem Acabar Com A Lei Maria Da Penha, Eu Também Quero.

As Mulheres Superaram O Feminismo

Liderança Feminina

Violência Contra A Mulher

Dia Internacional Da Mulher