Ensino à distância



Há várias décadas é tido como natural que a criança vá à escola e permaneça nos estudos formais tanto quanto possível, passando do ensino infantil, para o fundamental, depois o médio e conclua o sonhado ensino superior. Seguindo essa naturalidade, os estudos formais geralmente estão associados ao ensino presencial, tendo a escola e a sala de aula como instituições legitimadoras do ensino.

Será que a presença em sala de aula é o fator determinante para o aprendizado? Esta é uma questão que tem mexido com os educadores. Para o educador Attico Chassot, ainda existem muitos professores desplugados que ensinam a alunos que surfam na internet ou estão conectados a redes de TV a cabo. Como um aluno inserido nesse contexto encontrará sentido em uma escola e em métodos de ensino desvinculados do seu cotidiano? Dessa forma, o ensino à distância tem quebrado com paradigmas da educação tradicional. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitem cada vez mais escolhas e uma quantidade de informação exorbitantemente maior do que há décadas atrás. No entanto, as alternativas informacionais mais acessadas são as de entretenimento e venda de serviços, muito mais do que informações aprofundadas e/ou debates. É em meio às forças dos meios de comunicação (dirigidos por empresas privadas) que a educação tenta se inserir, trazendo ao indivíduo a alternativa de realizar seus estudos através de mídias utilizadas predominantemente como entretenimento e consumo.

Jean Piaget já afirmava que o conhecimento é construído interativamente entre o sujeito e o objeto. É nesse sentido que educadores têm trabalhado com plataformas de educação à distância e redes sociais como uma maneira de dinamizar a aprendizagem e acompanhar as formas de interação mais utilizadas pelos sujeitos na atualidade. Um dos primeiros recursos foram os grupos de emails e as listas de discussão, que permitem a troca e a distribuição de mensagens e arquivos. Nos fóruns, as discussões atuam de forma semelhante, só que em uma página da web específica e postadas para todos os usuários registrados. Podem ser utilizados também chats, que possibilitam a comunicação em tempo real. Já o trabalho com blogs atua como forma do aluno buscar, conhecer, produzir e socializar suas preferências e reflexões com colegas e professores, a partir dos estudos nas disciplinas. Atualmente são utilizadas também as plataformas de educação à distância, como o Moodle. Essas plataformas combinam uma série de ferramentas de interação paralelamente a apresentação dos conteúdos nos mais diversos formatos.

Tais métodos objetivam incentivar o indivíduo no trabalho em diferentes esferas que constroem o conhecimento, como a discussão, reflexão e produção oral e escrita, a leitura e especialmente a interação, ações que nos caracterizam como seres capazes de construções e intervenções na realidade.


Autor: Cíntia Albuquerque


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