O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E A UTILIZAÇÃO DO DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL



Graziele Capitanio de Britto
Paulo Cesar Fachin


RESUMO: Este artigo visa relatar um estudo e fazer uma análise da metodologia do uso do discurso como prática social, o qual engloba os gêneros textuais. Esta prática vem sendo utilizada por instituições de ensino ao trabalhar com a língua estrangeira moderna, neste caso, a língua inglesa. O método discursivo foi e continua sendo estudado e criticado por muitos, já que se percebeu ao longo dos anos a importância de se ter um ensino baseado em práticas discursivas. O trabalho apresenta informações sobre ensino, um breve histórico do uso de gêneros textuais, os métodos utilizados, bem como a importância de incorporá-los nas escolas públicas. Trás importantes exemplos pessoais de atividades que deram certo. Neste artigo também há justificativas do por que este método está sendo usados, quais são os resultados e o que muda no ensino tradicional para o uso do discurso como prática social.

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros textuais, ensino, língua inglesa, métodos.

Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.
(Autor desconhecido)

1. INTRODUÇÃO

O ensino é um sistema amplo que admite análises e críticas diversas, assim como nos possibilita um trabalho de pesquisa e produção sobre o ensino de línguas. O ensino de língua estrangeira moderna, especificamente, trás consigo diversos itens a serem questionados.
Atualmente o ensino por meio de práticas discursivas é o assunto mais recente na área. Trabalha-se com análise do discurso há muito tempo em instituições particulares ou materiais didáticos, alguns docentes da rede pública também já vinham aplicando este método, pois já acreditavam que ele é eficiente. Porém, a Secretaria Estadual de Educação vem fazendo uma reforma nas propostas de ensino da língua estrangeira. Os professores devem o máximo possível, utilizar os gêneros textuais para proporcionar a aquisição da língua. Partindo de um todo significativo para os conteúdos específicos.
O artigo é um trabalhado elaborado a partir de estudos e pesquisas sobre a teoria e a prática do uso dos gêneros textuais, suas especificidades e importâncias no ensino de língua estrangeira moderna ? inglês. Apresenta informações gerais e específicas sobre ensino, ensino de língua na rede pública, métodos utilizados, por que utilizar os gêneros e o que isso implica.
Um texto de suma importância para professores e profissionais da educação sobre o que é ensinar inglês e o que é ensinar inglês a partir de um gênero, tendo por base o discurso como prática social. Há citações de autores e sites diversos norteando-o, falando sobre os assuntos acima citados, inclusive de documentos importantes para a rede de ensino como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna. O artigo também, como é produzido por uma professora de língua inglesa, trás exemplos de aulas e atividades com gêneros textuais.
Autor: Graziele Capitanio De Britto


Artigos Relacionados


Entrevista Com Professor E Aluno De Língua Inglesa - A Problemática Do Ensino De Inglês Hoje.

O Ensino Obrigatório Da Língua Estrangeira Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Metodologia Aplicada No Ensino De LÍngua Inglesa Na Escola Estadual Tobias Barreto

A Pronúncia Do Fonema ''th'' Na Língua Inglesa: Uma Análise Detalhada

Resenha Do Artigo “o Uso De Atividades Lúdicas No Ensino De Língua Inglesa Para Alunos Do 6° Ano Do Ensino Fundamental”

O Uso De Técnicas Mnemônicas Como Auxiliares No Ensino-aprendizagem Da Língua Inglesa

As Crenças De Aprender Línguas Dos Professores Em Formação De Espanhol Como Língua Estrangeira