A ABORDAGEM PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE



Este artigo trata da pedagogia Histórico-Crítica, constituída por Dermeval Saviani, como sendo uma alternativa para superar as abordagens anteriores na formação docente. O trabalho parte de uma investigação de revisão literária sobre a temática proposta, realiza uma pesquisa catalogada no enfoque materialismo histórico e na abordagem qualitativa, buscando entender a concepção crítica da educação e assim sua importância na formação pedagógica. Ele ainda tem a pretensão de fomentar o debate acerca da formação docente sobre esse viés, com o intuito de alicerçar nosso discurso pedagógico, ideológico, político e cultural.

A educação, mais do que nunca, alcançou um grau de importância que outrora nunca pensávamos que poderia alcançar. Sua sistematização contribui para o enriquecimento humano, para o desenvolvimento da cultura, no discernimento entre o espaço e o tempo... Podemos, então, afirmar que a educação formal,
[...] contribui decisivamente para a formação cultural do indivíduo e da coletividade, compreendendo as condições de transformação da população em povo, sendo este uma coletividade de cidadãos; todos seres sociais em condições de se inserirem nas mais diversas formas de sociabilidade e nos mais diversos jogos de forças sociais (IANNI, 2005, p. 32).

Desse modo a educação é uma categoria do trabalho não material e sua matéria prima é o saber que os seres humanos produzem historicamente em sociedade (SAVIANI, 2008). Por isso ela é tão importante para todos nós. Caso não haja ampla valorização e apreensão dos conhecimentos que durante o processo de educação o ser humano produz, a comunidade reprimida, escravizada, posta à margem, intelectualmente, jamais conseguirá conquistas de cunho socioeconômico e cultural.
Autor: Jónata Ferreira De Moura


Artigos Relacionados


Educação Do Campo: Distâncias, Limitações E Seduções No Curso De Pedagogia Da Uefs

Surgimento De Um Pensamento Crítico Na Educação

Teorias Da EducaÇÃo: A QuestÃo Da MarginalizaÇÃo

Fundamentos Para Formação E Atuação Do Psicopedagogo

Resumo Do Livro: Escola E Democracia

O Projeto Político Pedagógico

A Atuação Do Conselho Escolar Na Valorização E Integração Do Saber Do Estudante E Do Patrimônio Cultural Da Comunidade Na Prática Educativa.