O PAIS (Programa Agroecológico Integrado e Sustentável) NO PIAUÍ



A questão da sustentabilidade ambiental contrasta com os atuais padrões da globalização financeira. Tão logo, a degradação ambiental, o avanço da pobreza e a iminência do colapso ecológico a colocam em foco. Percebe-se que essa problemática requer uma nova visão de desenvolvimento humano aliada a valores que contribuam com práticas sustentáveis de crescimento econômico.
A implantação de um desenvolvimento sustentável requer, além de implantação de políticas ambientais adequadas, um sistema político e econômico estável, que permita a participação de toda a sociedade. É neste contexto que se encaixa a tecnologia social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que se inspirou na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Integrando técnicas simples e já conhecidas por muitas comunidades rurais tem como premissas básicas: Reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; Diversificar a produção; Utilizar com eficiência e racionalização os recursos hídricos; Alcançar a sustentabilidade em pequenas propriedades; Produzir em harmonia com os recursos naturais. O PAIS visa a discussão do conceito de Tecnologia Social, ou seja, a transferência e difusão de tecnologia social e o desenvolvimento sustentável através da agricultura orgânica.
Assim, a tecnologia social PAIS consiste numa técnica que permite a produção de frutas e verduras orgânicas, consorciadas com a criação de galinhas caipiras, através de um sistema integrado que praticamente dispensa a utilização de insumos externos da propriedade, contribuindo para a preservação do meio ambiente e autonomia dos pequenos produtores. No entanto, o alcance desses objetivos só é possível com iniciativa e criatividade dos produtores rurais aliado ao incentivo de instituições capazes de fomentar e articular ações que gerem sustentabilidade tanto das famílias engajadas no programa como do meio ambiente.
Então, a partir do momento em que vierem a surgir agricultores, num mesmo território, trabalhando no sistema PAIS, inicia-se o processo de estímulo à cooperação e fomento à organização dos mesmos em cooperativas ou outras formas de empreendimentos solidários. O objetivo, desse processo, é viabilizar uma escala e diversidade maior de produtos a serem comercializados e a implantação de pequenas agroindústrias, contribuindo conseqüentemente para a implantação do sistema, que trabalharão esses produtos de forma a beneficiá-los, agregando ainda mais valor e adequando-os às condições de consumo em mercados diferentes do local de sua produção, ampliando não só a comercialização como também o mercado consumidor.
Pelo interesse demonstrado em relação à tecnologia PAIS no Piauí, por parte tanto dos parceiros do programas que no Estado do Piauí que são o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), juntamente com a Fundação Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, como pelos Agricultores, principais interessados, é possível que a parcela significativa desses agricultores familiares rurais possa obter a subsistência alimentar e complementação de renda já conquistados por alguns produtores de outras regiões do País.
No entanto, existem alguns obstáculos que precisam tanto de soluções como de um maior aparato técnico por parte dos responsáveis pela viabilização do Programa no Estado. Alguns podem ser questionados da seguinte forma: De que forma o PAIS contribui para o Desenvolvimento Sustentável das comunidades locais? Quais os fatores que contribuíram para as mudanças na implementação desse programa, se é que existem, tendo como base a geração de renda a partir da agricultura familiar? Quais as dificuldades enfrentadas pelo programa como meio propulsor de Desenvolvimento?
A pesquisa sobre como as políticas (públicas, privadas) estão organizadas de forma a contribuir com eficiência no manejo com a agricultura, nessas comunidades e conseqüentemente com a geração de renda dessas famílias, justifica-se por ser um estudo de promoção para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente e também por ser uma preocupação da sociedade atual e futura.
Nesse contexto, faz-se necessário Avaliar como as ações públicas e/ou privadas, vêm contribuindo de forma eficiente no manejo da agricultura familiar, visando a sustentabilidade econômica e ambiental das comunidades locais do Estado do Piauí, alem de Conscientizar a população para integração da agricultura e produção sustentável.
Logo, a implantação do programa no Estado possibilitará corrigir uma situação histórica de desigualdade social e pobreza observada ao longo do tempo, não só no estado como a nível de Brasil. Espera-se que o mesmo possa orientar a tomada de decisões, fornecendo subsídios à elaboração de estratégias de desenvolvimento sustentável e à conscientização da sociedade para a importância da preservação ambiental.

Referências

CAVALCANTI, C. Política de governo para o desenvolvimento sustentável: uma introdução ao tema e a esta obra coletiva. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997.

JÖST, F. Realizando um mundo sustentável e o papel do sistema político na consecução de uma economia sustentável. In: CAVALCANTI, C. (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade,complexidade, poder/ Enrique Leff; tradução de Lucia Mathilde Endlich Orth ? Petropólis, RJ: Vozes, 2001.

BRASIL ? MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza ? SNUC, lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000; decreto n° 4.340, de 22 de agosto de 2002. 5.ed. aum. Brasília: MMA/SBF, 2004. 56p.

_______. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL (MDS). Territórios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local. Disponível em: Acesso: 10 jul. 2010

Comercialização é novo desafio da tecnologia social PAIS. Disponível em: Acesso: 10 jul. 2010

Sistema PAIS, no Piauí - O doce fruto do trabalho. Disponível em: Acesso: 12 jul. 2010

Sistema Pais ? Produção Agroecológica Integrada e Sustentável. Disponível em: http://plataforma.rts.org.br/ts/social-tech.do?stid=165 Acesso: 15 Set. 2010
Autor: Andréia De Carvalho Nogueira


Artigos Relacionados


O Princípio Do Desenvolvimento Sustentável: O Grande Propulsor Da Economia E Preservação Do Meio Ambiente

Programa De Controle Da Poluição Do Ar Por Veículos Automotores - Proconve.

Pequena Crítica Ao "ser Sustentável"

Agronegócio E Desenvolvimento Sustentavel

Reforma Agrária E Segurança Alimentar

Resenha- Moreira, Rodrigo Machado;carmo, Maristela Simões Do -

Planejamento E Ordenamento Territorial Das Áreas De Agricultura Do Município De Goiatuba - Go