Qualidades Mais Admiradas em Um Gerente



Essa é uma dúvida para qual não existe uma resposta simples. Um determinado professor de Gestão Empresarial perguntou a centenas de funcionários de uma determinada empresa quais as qualidades que elas mais admiravam em um chefe. Aqui estão algumas respostas ouvidas mais freqüentemente:
? Mantém os funcionários atualizados sobre as situações que afetam seus projetos futuros.
? Mantém uma atitude positiva
? Possui habilidades para comunicação oral e escrita
? Esclarece as ações e as decisões que afetam os colaboradores
? Não tem favoritos na sua equipe.
? Delega autoridade e permite que seus colaboradores executem parte das funções próprias de um Gerente
? É bem específico ao dar instruções sobre atribuições a seus colaboradores
? Incentiva seus funcionários a melhorarem suas aptidões e sua eficiência
? Realiza o treinamento de funcionários para que possam cobrir as ausências uns dos outros
? Elogia os trabalhos bem feitos, mas também critica quando necessário
? Está ciente dos problemas que os funcionários têm uns com os outros
? Faz perguntas freqüentemente. É um ouvinte interessado e ativo
? Organiza a programação de trabalho e atribuições de sua equipe de forma tão eficaz quanto possível
? Demonstra atitude profissional em relação ao trabalho e aos funcionários.
? Mostra seu lado humano e, em função disso, ele não é compelido a agir com "chefe" todo o tempo.
? Trabalha ocasionalmente com empregados de menor nível hierárquico, a fim de melhor compreender seu trabalho.
? Dedica parte de seu tempo a ouvir novas idéias
? Presta atenção a problemas mais amplos. Evita se prender a detalhes.
? Mantém os outros informados sobre as mudanças organizacionais
? Discute problemas com subordinados tão logo seja possível, em vez de deixar as coisas chegarem a ponto de ebulição.
? Expressa honestamente seus sentimentos.
? Tenta conhecer cada funcionário como indivíduo.
? Usa novas estratégias que tornarão a organização mais produtiva e competitiva
? Demonstra confiança nos seus subordinados


Autor: Julio Cesar Souza Santos


Artigos Relacionados


Investimento Em Maquinas Ou Pessoas

Importância Do Ceo Como Líder De Mudanças No Alcance De Desempenho Estratégico

Comunicação é Poder!

Empresas De Sucesso Que Aplicam A Gestão Participativa

Ações Motivacionais

Treinamento E Desenvolvimento: A Quem Interessa?

Foco No Cliente: Estratégia De Fidelização