Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação



Altina Costa Magalhães
Professora de Língua Portuguesa

A era da informação é um fato consumado, é preciso que a escola aprenda a manusear as ferramentas que possibilitam o acesso a informação e a transformar a informação em conhecimento. Infelizmente a escola ainda é muito tradicional e engatinha frente a tantas mudanças sociais. Em se tratando de escola pública a realidade é ainda mais gritante, pois a chamada mídia nova ainda não faz parte do contexto da maioria destas escolas. O professor continua utilizando a tecnologias antigas: livros, revistas, jornais, quadro de giz e acessórios, vez ou outra televisão, rádio, DVD, CD, vídeo K7, isto porque são estes os recursos disponíveis. Os laboratórios de informática não são utilizados porque a maioria dos professores ainda não sabe como utilizá-los, o nível de conhecimento do educador com relação ao manuseio dos instrumentos tecnológicos modernos, é ainda, muito restrito.
Até algumas décadas atrás o professor detinha o monopólio do saber, era nas salas de aula que ele transmitia o conhecimento e era reconhecido e valorizado por isso. Hoje a situação se modificou, a aquisição da informação depende cada vez menos dele, o seu papel hoje é ajudar os alunos a buscar as informações que estão disponíveis na mídia e transformá-las em conhecimento, a interpretar dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Nessa nova perspectiva professores e alunos deixam de ser simples consumidores para se tornarem produtores de conhecimento, de cultura, onde todos aprendem e juntos ensinam.
É necessário que o professor incorpore o ambiente eletrônico à sua rotina e isso pressupõe estudo, aperfeiçoamento e adesão a esse novo desafio que se coloca em sua vida pessoal e profissional. É fundamental que o educador trace um paralelo entre a escola que temos e a escola que queremos para nossas crianças e jovens. As TICs são resultantes do processo evolutivo da nossa espécie e estão à disposição da humanidade, então é interessante que os professores se apropriem desse instrumental, pois mais preparados poderão ajudar na orientação dos educandos dessa geração digital.
Partindo do princípio que a função social da escola é preparar o indivíduo para a vida em sociedade e que o exercício da cidadania se expressa pela justiça, igualdade, solidariedade, participação política, desenvolvimento do senso crítico, qualificação para o trabalho incluindo-se também o acesso ao uso dos diversos recursos tecnológicos e midiáticos, temos que ter a consciência que nesse mundo digital o aluno exige um novo modelo de ensino que o habilite a transformar as informações disponíveis na mídia em conhecimento.
O conhecimento tecnológico permitiu principalmente nas duas últimas décadas, realizações que antes faziam parte apenas do mundo da ficção. Há alguns anos não existia: correio eletrônico, home page, email, sites, comunicação online, MSN, Orkut, twitter, blog, hipertexto que hoje são novas formas de comunicação que geram novas formas de produção de conhecimento. Isso gera transformação na consciência individual, na percepção do mundo, nos valores e nas formas de atuação social. É necessário que a escola seja inserida no mundo e o mundo na escola. O ambiente eletrônico, digital, virtual proporciona mudanças nas formas de ensinar e aprender e torna o ensino-aprendizagem mais atrativo, produtivo, possível de acontecer em qualquer tempo e espaço e não somente na escola, em um período pré-determinado.
Faz-se relevante que haja uma revolução com relação à utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Para que isso aconteça é essencial que os educadores sejam preparados, habilitados para aceitar mais esse desafio. No entanto, vale lembrar que a instituição escolar deve integrar a cultura tecnológica em seu cotidiano, mas sem deixar de desenvolver no aluno habilidades de se relacionar de maneira seletiva e crítica com o universo de informações que estão circulando no mundo atual, pois em torno das sofisticadas tecnologias circulam todo tipo de informações atendendo a diferentes interesses, finalidades e funções. De modo nenhum se pode negar, as mídias transformam o modo de pensar, falar, agir e viver da sociedade e a escola, e o professor não pode ficar à margem dessa transformação. Assim aderir à palavra de ordem do mundo globalizado: conectividade é importante. O professor deve aprender a utilizar a tecnologia multimídia a favor da aprendizagem dos educandos, transformar ainda que gradativamente o seu "fazer pedagógico". Isso certamente renderá bons frutos para o professor, para a escola e para a sociedade.
Autor: Altina Costa Magalhães


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