A Leitura no Contexto Escolar



SILVA, Ezequiel Theodoro da. A leitura no contexto escolar. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988 p.63-70.

No texto em questão, Ezequiel Theodoro da Silva discute sobre a leitura dentro da sala de aula se propondo a responder três questões básicas: Por que e para que ensinar leitura? O que ensinar na vertente curricular da leitura? Como ensinar leitura?
Com esses questionamentos Silva (1988) expõe a maneira sobre como a leitura pode ser ensinada nas escolas e ressalta que a escola deve fazer uma observação crítica do que ocorre em sociedade sendo de fundamental importância para um trabalho de delineamento de objetivos para as práticas de leitura, formando assim, leitores críticos, conscientes e criativos mas para isso é preciso verificar as suas implicações no que diz respeito aos conteúdos e as metodologias de leitura.
A finalidade básica estabelecida para as práticas de leitura é ler para compreender os textos, participando criticamente da dinâmica do mundo da escrita e posicionando-se frente
a realidade.
Para Marisa Lajolo (1982ab,p.59), "Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista."
Ainda segundo Silva (1988) o texto é de fundamental importância e sua seleção exige cuidados por parte dos professores, já que em nossa sociedade eles e a escola dão a idéia de verdade absoluta, ou seja, para a sociedade os professores são dotados de uma sabedoria superior eles sempre sabem de tudo.
Conforme Geraldi (1999), "Na leitura, o diálogo do aluno é com o texto. O professor, mera testemunha desse diálogo, é também leitor e sua leitura é uma das leituras possíveis."
Enfim, para obtermos êxito nas aulas de leitura é preciso reavaliar todos os processos, pois o que está acontecendo é que a leitura nas escolas está sendo praticada para extrair do texto uma informação para responder a questões formuladas, ou seja, é simplesmente uma simulação de leitura.

REFERENCIAS:
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.



Autor: Osianne Vieira Machado


Artigos Relacionados


A Leitura No Contexto Escolar

O Prazer Pela Leitura

Leitura: Porque é Tão Importante?

Resumo Do Texto:"o Leitor Inexperiente" De M. Contente.

Por Que NÃo Se LÊ: Uma ReflexÃo Das Causas Da DesconstruÇÃo Do Ato De Ler Entre Os Alunos Do Pgp

Resumo:o Poema, Um Texto Marginalizado? De Ana Elvira Luciano Gebara

Entrelinhas Ou Aguçada Percepção