Leitura e Literatura



BARBOSA, João Alexandre. Literatura Nunca é Apenas Literatura. São Paulo: FTD, 1994.

O autor aborda os temas "produção literária" e "leitura" e faz uma reflexão sobre a leitura de qualquer texto que tenha por base a intensificação de valores usando a frase de Northrop Frye:" Na leitura de qualquer poema é preciso conhecer duas linguagens: a língua em que o poeta está escrevendo e a linguagem da própria poesia.", pois só assim o leitor conseguirá entender o que o autor quis dizer, já que grande parte dos leitores lêem e não entendem, talvez por isso dizem que não gostaram da obra que leram e conhecendo um pouco do autor, da época e do estilo em que ele se insere fica melhor para entender a obra, com isso, João Alexandre Barbosa cita um exemplo:"é difícil "ler", apreciar um quadro de MONDRIAN, por exemplo, se não se conhece um pouco de que modo este pintor se insere na tradição da pintura holandesa (...) p.22, ou seja, para o autor o problema da linguagem literária tem em vista a historicidade radical, isto é, percebido quando ele cita um autor brasileiro Fernando Pessoa, que, em 1916, escrevendo sobre a modernidade da Literatura, dizia:"No mais pequeno poema de um poeta deve haver sempre alguma coisa por onde se note que existiu Homero."p.22, afirmando que isso significa a condenação do poeta a uma determinada tradição de linguagem de trabalho,ou seja, trabalhando aquela linguagem repetirá o que fez um grande poeta do passado, pois existem elementos do passado, que apesar das inovações, do passar do tempo ainda permanecem, como percebemos no trecho do Argentino Jorge Luís Borges intitulado Kafka e seus precursores que aponta:"O fato de Kafka ter existido criou precursores em relação a ele. Portanto, podemos imaginar o seguinte: Kafka criou um seu precursor brasileiro: Machado de Assis. Basta ler alguns contos de Machado ? por exemplo, O Alienista ? para sentirmos isto."p.23
O autor focaliza o papel da escola em relação às obras de arte e a literatura no qual afirma que a escola tem que se empenhar mais na transmissão dos conhecimentos literários fazendo com que eles criem gosto pela leitura, pela literatura, pois a escola não esta empenhada nisso e esse gosto os alunos não tem, quando chegam ao ensino médio apresentam imensas dificuldades de leitura/interpretação de textos, pois as aulas de Língua Portuguesa até então, não estão privilegiando a leitura e sim a gramática normativa e essa abordagem tradicional da linguagem é uma das causas para as dificuldades dos alunos na área da leitura e isso vem desde as séries iniciais, ou seja, deve ser trabalhado desde essas séries, pois um trabalho diversificado e criativo com a leitura tem sido cada vez mais necessário na escola, tendo em vista as crescentes transformações e exigências da nossa sociedade e do mercado de trabalho, quanto à capacidade de ler e interpretar textos.






Autor: Osianne Vieira Machado


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