Piratiação do Brasil



O Brasil, país com maior diversidade de seres vivos do planeta, sofre com a exploração de seus recursos naturais, desde 1500 quando os europeus aqui desembarcaram. Teoricamente o projeto de exploração teria findado em 1822 com a "independência política", triste ilusão, pois hoje além da exploração das riquezas, tem-se a apropriação dos conhecimentos do povo e a monopolização através de patentes e do direito de propriedade individual.
A biopirataria, é conseqüência da globalização e do desenvolvimento da biotecnologia, além é claro da falta de fiscalização do governo, e do sistema educativo falho e fraco que acarreta á deficiência de pesquisadores brasileiros, estudando nossa biodiversidade.
A Amazônia é o ecossistema mais atingido pela biopirataria, prova desta afirmação são relatos de Xanxerenses que visitaram aquela região e afirmam que : brasileiros não podem adentrar a selva sem prévia autorização de europeus ou americanos, tribos indígenas mantém em suas aldeias bandeiras americanas asteadas acreditando veementemente que os Estados Unidos são seu país, é fácil encontrar pesquisadores de toda a Europa, América do Norte e Japão na região, difícil mesmo é localizar um brasileiro. Uma grande coincidência também foi relatada, a existência de 16 bases militares americanas construídas, junto aos pontos de maior concentração de biovidersidade genética e mineral, da floresta.
Estas informações por si só são alarmantes, porém é preciso salientar que o quebra- pedra , planta medicinal utilizada para males do sistema urinário, já tem seu principio ativo patenteado pelos americanos, o cupuaçu é marca dos japoneses, e o mais impressionante a multinacional suíça Novartiz, tentou felizmente sem sucesso, patentear o direito exclusivo de exploração da diversidade biológica da Amazônia.
Parece inacreditável, que diante do "saqueamento em massa de nossos recursos e de nossa cultura", os governantes matenham-se imóveis, a grande imprensa não divulgue, e a sociedade permaneça de olhos vendados e braços cruzados.
Nosso país esta sendo "consumido", pela sociedade capitalista, estamos adentrando a um caminho sem volta de desequilíbrios dos ecossistemas e extinções de espécies, devido á retirada em demasia dos recursos sem que haja tempo para reposição. Vivemos em um tempo em que a colonização do conhecimento popular e da inteligência dos brasileiros, é tão intensa quanto dos minerais e vegetais, e permanecemos imóveis, ocupando nosso pensamento com temas cruciais como futebol e carnaval.
Autor: Fernanda Barbisan


Artigos Relacionados


22 De Maio: Dia Internacional Da Biodiversidade

A Biodiversidade Brasileira

Internacionalização Da Amazônia: Soberania Maculada

Amazônia: Um Patrimônio Do Mundo

InternacionalizaÇÃo Do Mundo

InternacionalizaÇÃo Da AmazÔnia

Diga NÃo A InternacionalizaÇÃo