Radicalismo



Tenho um certo pavor da palavra radicalismo, pois ser radical é defender uma tese, mas ao mesmo tempo a expressão me passa uma ideia, de não aceitar o oposto. Muitos conflitos mundiais, tiveram origem por seus governantes defenderem ideias radicais, sejam elas religiosas, étnicas e culturais. Hoje no Brasil temos vários partidos de extrema esquerda, e direita, isso me causa uma curiosidade instigante, pois se realmente chegassem ao poder, como colocariam em prática suas ideias. A escalada ao poder, do atual governo brasileiro, nos remete a uma transformação, desde a fundação do partido dos trabalhadores, até a chegada ao poder central pelo presidente Lula. Essa "mudança" fez com que muitos simpatizantes do partido o abandonassem. O lema "ame-o ou deixe", muito presente na época da ditadura militar brasileira foi ressuscitado.
O antigo MDB, apesar de ser uma mistura das oposições existentes no período, da ditadura também passou por essa mudança, teve que se endireitar, pois chegou ao poder no pós-ditadura e teve que realizar diversos arranjos políticos em razão da governabilidade. Hoje ao redor do mundo, temos inúmeros governos, que usam à ditadura, a repressão como forma de se perpetuarem no poder, e ai eu pergunto leitor, você concorda com essa linha de pensamento. Ter uma opinião e saber argumentar é muito importante, mas saber ouvir eu considero de maior importância ainda. Esse pensamento não se aplica somente na politica, mas em todos os setores da sociedade. Dialogo me parece ser a palavra-chave em um mundo globalizado, onde tudo é instantâneo e uma simples ação pode se transformar em algo gigantesco, positivo ou não. O PT de hoje não o mesmo, comparado ao de vinte anos atras, mas se não tivesse sofrido essa mutação ideológica teria conseguido avanços sociais tão importantes, e até mesmo a reeleição num país, onde a desigualdade social, ainda é alarmante.
Esse neoliberalismo petista causa arrepios em muitos, mas realmente quanto custará, para os petistas se manterem no poder. Faço agora uma pergunta, se o presidente Lula, tivesse vencido a eleição de 1989, teria alcançado tamanha popularidade?
E uma pergunta complexa, pois a inflação no fim da década de 80 era alarmante, conseguir qualquer exito, naquele momento era praticamente impossível. Talvez ter perdido a eleição para Collor, tenha sido o inicio de um amadurecimento do partido como um todo, onde perder foi interessante, para o PT.
Autor: Roni Peterson Brum Lopes


Artigos Relacionados


Morreu Lula. O Mundo Político Fica Silenciado.

O Melhor Para O Brasil

Um FuracÃo Chamado Pmdb

Lula: O Maior E Melhor Presidente Do Brasil

É Preciso Separar O Joio Do Trigo

O Pt De Celso Daniel

Ficha Limpa é Tudo.