EFEITOS DE DOSES E FORMAS DE APLICAÇÃO DE NITROGÊNIO EM FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata L. WALP.)



1. INTRODUÇÃO:
O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp), conhecido por feijão-macassar ou feijão-de-corda é uma das alternativas de fonte de renda e alimento básico para população das Regiões Norte, Nordeste e mais recentemente Centro-Oeste do Brasil, que o consome sob a forma de grãos maduros e de grãos verdes. Bastante apreciado por seu sabor e cozimento mais fácil, é utilizado em pratos típicos da região nordestina (FERREIRA & SILVA, 1987; OLIVEIRA & CARVALHO, 1988 E SILVA & OLIVEIRA, 1993).
Na maioria das regiões onde se cultiva o feijão-caupi observa-se níveis baixos de produtividade, em função de diversos fatores, como: plantio de cultivares tradicionais, emprego de sementes de baixa qualidade, falta de adubação ou forma inadequada de nutrição mineral utilizada pelos agricultores. A nutrição mineral é o meio mais rápido e menos oneroso para aumentar a produtividade das culturas. Altos índices de produção, bem como ótima qualidade dos produtos somente são alcançados com o equilíbrio no fornecimento de macro e micronutrientes, que atuam no metabolismo vegetal.
Pesquisas realizadas com feijão-caupi, relacionando a nutrição mineral com a produção de grãos, principalmente o nitrogênio, são escassas, sendo que a maioria dos resultados até então publicados referem-se ao feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.).
Embora o nitrogênio exerça efeito altamente positivo sobre a produção de feijão-comum, é importante conhecer o modo mais adequado de aplicá-lo em feijão-caupi, isso porque, doses elevadas no plantio podem provocar perdas do elemento, em razão da sua mobilidade no solo, além de danos às sementes, reduzindo-lhes a porcentagem de emergência (ARAÚJO et al., 1994). Pouco se conhece, ainda, a respeito das quantidades a utilizar, que permitam a obtenção de rendimentos satisfatórios na produção de feijão-caupi.

Autor: Aline Matoso


Artigos Relacionados


FeijÃo-caupi (vigna Unguiculata (l.) Walp.) - ClassificaÇÃo BotÂnica

Feijão Nosso De Cada Dia

A Embrapa No Programa Mesa Brasil Sesc

Estimativa Do Tempo De Germinação E Desenvolvimento De Três Variedades De Feijões Em Ambiente Não Natural

O Par Perfeito Dos BrasileirÍssimos Arroz E FeijÃo

Eucalipto E Feijão

Casal Perfeito