DROGAS: CONHECENDO SEU PODER E PRINCIPAIS EFEITOS



Eduardo Veronese da Silva

RESUMO: o presente artigo tem como objetivo abordar a temática das drogas psicotrópicas, mais de forma a dar maior profundidade sobre aquelas mais usadas no Brasil. Assim, no primeiro momento, serão apresentadas as drogas lícitas, com destaque para o álcool e o tabaco (nicotina). Posteriormente, maior tempo será reservado às drogas ilícitas, mas, devido ao grande número existente, será destacada a maconha, a cocaína e o crack. No entanto, outras drogas serão apresentadas, mas com propósito de apresentar abordagem de forma abreviada. Portanto, serão apresentadas suas características principais, os sintomas e os efeitos que são esperados pelos usuários destas substâncias entorpecentes. Tudo isso, com a finalidade de levar aos leitores, a adquirirem conhecimentos básicos acerca da composição e dos riscos a saúde de seus possíveis usuários.

PALAVRAS-CHAVE: Drogas, Uso e Abuso, Entorpecentes, Dependência.

INTRODUÇÃO

Temos assistido e presenciado diariamente em nossa sociedade, como o uso e abuso de drogas tem levado ao declínio familiar, moral e social das pessoas que escolhem ingressar nesse triste caminho, e que, na maioria das vezes, se tornam dependentes químicos. Por esse motivo, o assunto será abordado, apresentando os dois tipos de drogas conforme prescreve a Organização Mundial da Saúde (OMS), denominando-as em: drogas lícitas (álcool e tabaco) e drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack etc.).
Deve ser ressalvado, que esse mesmo órgão, apresenta uma classificação das drogas psicoativas de forma tríplice; a saber: drogas depressoras, drogas estimulantes e drogas perturbadoras do sistema nervoso central (SNC). Esta classificação se deve em razão da atuação dessas substâncias entorpecentes no cérebro do usuário e/ou dependente.
Antes de entrar nos detalhamentos acerca das drogas mais usadas na sociedade contemporânea, se faz necessário esclarecer que a abordagem será reportada as drogas mais comuns, tais como: o álcool e cigarro (drogas lícitas), também denominados de drogas sociais. Isto se deve pela facilidade de se encontrar em qualquer lugar da sociedade e por ser permitido seu uso e consumo pela legislação penal brasileira. Quanto a maconha, a cocaína e o crack (drogas ilícitas), entre outras, existe vedação quanto ao uso e consumo, conduta que recebe a tipificação de crime pelo ordenamento penal brasileiro.
Outras drogas serão apresentadas a nível classificatório e quanto aos sintomas e efeitos principais esperados em relação ao uso e consumo, mas não obterão profundidade na abordagem.
Autor: Eduardo Veronese Da Silva


Artigos Relacionados


O Mundo Das Drogas...

Legalização Das Drogas

Drogas E Transdisciplinaridade - Ainda Universos Paralelos

Droga Sem Preconceito

Quem Precisa De Tratamento De Drogas?

Nova Lei De Drogas

A Atuação Do Psicólogo Frente á Dependência Química Do Adolescente