DOMISSANITÁRIOS



GILVÂNIA APARECIDA DOS SANTOS

Orientação da Professora Doutora
Lúcia Cecatto Lima

LAGES
2010

GILVÂNIA APARECIDA DOS SANTOS
1. INTRODUÇÃO

Domissanitários são produtos sanitizantes ( bactericidas, bacteriostáticos), utilizados para uso doméstico. Incluem-se nesta classe : desinfetantes, água sanitária, cloro e sabão.
* Bactericidas são produtos que inibem o crescimento e matam as bactérias e,
* Bacteriostáticos inibem o crescimento bacteriológico.

1.1 JUSTIFICATIVA

Na realidade, a higiene, o saneamento básico e ambiental, são questões fundamentais para a qualidade de vida.
Em função das dificuldades das escolas na aquisição e custo, de espaço e equipamentos apropriados
para a manipulação de alguns produtos químicos, optamos pelos domissanitários, produtos
sanitizantes, utilizados para uso doméstico.
Estes sanitizantes são facilmente manipuláveis, não exigindo laboratórios muito equipados. Sua toxicidade é tolerável não oferecendo grandes riscos aos manipuladores.
Com o objetivo de dismistificar e tornar a disciplina de química acessível e aplicativa, buscamos nesse projeto, conciliar o aprendizado do aluno com a produção e utilização destes produtos, deixando claro a importância da higiene e do saneamento básico coletivo.
Hoje, nas escolas, em função de sua importância, os domisssanitários representam uma parcela significativa no orçamento, o que nos levou a produzí-los com qualidade e baixo custo.

1.2 PROBLEMÁTICA

Como produzir domissanitários de qualidade com baixo custo?
Após a montagem das formulações, levando em consideração a função, concentração, aplicabilidade, toxidade, presentes nas normas técnicas da farmacopéia brasileira e custo, foi realizada a aquisição dos produtos químicos.DOMISSANITÁRIOS

Na manipulação destes produtos buscou-se de forma simples e aplicativa, conciliar o aprendizado do aluno com a produção e utilização destes produtos, levando sempre em consideração, a importância da higiene e do saneamento básico, ambiental e coletivo na escola, sem que isso venha a torna-se honeroso.


1.3. OBJETIVOS

Dismistificar e tornar a disciplina de química acessível e aplicativa na sociedade, viabilizando métodos práticos e econômicos na produção de produtos domissanitários.

1.3.1. OBJETIVO ESPECÍFICO

Produzir domissanitários de qualidade, com baixo custo, inserido no contexto pedagógico.

1.4 METODOLOGIA

Através da aplicação de questionário e oficinas pedagógicas em uma mostra, envolvendo diferentes comunidades de Lages/SC, São Pedro e Petrópolis, procuramos viabilizar métodos práticos e econômicos na produção de produtos domissanitários de qualidade com baixo custo e inserido no contexto pedagógico.

2. DOMISSANITÁRIOS
Que são saneantes Domissanitários?
Produtos Saneantes Domissanitários e Afins.
Mais conhecido como produtos de limpeza, os saneantes domissanitários e afins são substãncias ou preparações destinadas a limpeza, desodorização, higienização, desinfecção ou desinfestações domiciliares, de ambientes coletivos ou públicos e no tratamento de água, para utilização por qualquer pessoa para fins domésticos ou para aplicação, manipulação por pessoas ou entidades especializadas para fins profissionais.
Segundo sua destinação, os saneantes domissanitários e afins podem ser classificados nas seguintes categorias:

2.1 PRODUTOS DE USO DOMÉTICO
Segundo a Farmacopéia Brasileira, (2001) estes produtos são: Águas sanitárias, alvejantes óticos e anil, amidos e gomas, amaciantes de tecidos, biológicos, branqueadores, ceras para pisos e assoalhos, desinfetantes, desodorizantes, (ambiente, sanitários), detergentes, esponjas plásticas, desinfetantes (inseticidas, pesticidas, raticidas), lãs e palhas de aço, limpadores (de fornos, de vidros), polidores de metal, produtos desentupidores, produtos para limpeza ( de tapetes e estofados, de automóveis), produtos para calçados e couros, produtos pra cuidados de móveis, removedores de ceras, sabões de uso domésticos, sanitizantes, saponáceos, suavizantes de tecidos.


2.2. PRODUTOS DE USO INSTITUCIONAL OU PROFISSIONAL

2.2.1. Detergentes
2.2.2. Alcalinos para limpeza de equipamentos da indústria de alimentos (Ácidos para limpeza, lubrificantes para esteira de engarrafadores, alcalinos para metais).
2.2.3. Desengraxantes Alcalinos para metais
2.2.4. Esterilizantes Hospitalares
2.2.5. Sabões para uso profissional
2.2.6. Produtos para tratamentos de águas.

No Brasil, todos os produtos saneantes domissanitários devem, obrigatoriamente, ser registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVS do Ministério da Saúde, que é também responsável pela regulamentação e fiscalização das atividades do setor, bem como pela autorização de funcionamento das empresas que produzem, importam, comercializam, transportam ou distribuem produtos de limpeza.
Devem constar no rótulo do produto seu número de registro, o número de autorização de funcionamento da empresa, o modo de uso, cuidados e providências que devem ser adotados em caso de acidentes, além dos telefones dos centros de atendimento ao consumidor e do centro de toxicologia, os tais poderão ser acessados em caso de reações adversas decorrentes do uso inadequado do produto .
Foram realizadas as fabricações destes produtos tendo como público alvos alunos e as comunidades que analisaram, observaram e praticaram a manipulação destes produtos vivenciando a química e sua aplicabilidade.

3. A MANIPULAÇÃO DOS DOMISSANITÁRIOS NA ESCOLA

O ensino de ciências não se restringe a exposição do professor, a leitura do livro didático, à memorização de conceitos e respostas de questionários. Aprender as Ciências é algo muito mais complexo e desafiador. Envolve o reconhecimento de questões sobre a estrutura e funcionamento a natureza, bem como trabalhar conhecimentos importantes em saneamento ambiental e saúde coletiva.
Na escola, o contato sistemático com o conhecimento científico deve ocorrer em forma contínua, abrangendo aquilo que o aluno descobre por si mesmo e as informações que se pretende trabalhar. É importante que o aluno possa ampliar, rever e formular as noções que construiu e contrói de forma espontânea, desenvolvendo a sua compreensão a respeito do que é conhecimento científico e o que o conhecimento do "senso comum", diferenciando-os.
A Química no Ensino Médio deve possibilitar o aluno uma compreensão dos processos químicos entre si e uma reflexão de sua relação com o social. A partir dessa apropriação supõe-se que o mesmo possa realizar abstrações e interações de maneira reflexiva e consciente (PCN, 1998, p.153).
Acredita-se que o caminho adequado para este educando formule seus próprios conceitos e incorpore-os a seus pensamentos e ações, seja interagindo com os mesmos, isto é através do contato direto o laboratório, manipulação de materiais, conhecimento orientado de produtos químicos e suas funções, bem como da execução de forma correta de experiências práticas. Para fazer tal afirmação a Escola ampara-se na concepção sócio-interacionista prevista na proposta curricular de Educação do Estado de Santa Catarina e presente também de forma bastante consistente no ideário do Projeto Político Pedagógico das Escolas.


4. ASPECTOS PEDAGÓGICOS ECONÔMICOS

Para cumprir sua função social, a escola precisa considerar as práticas de nossa sociedade, sejam elas de natureza econômica, política, social, cultural, ética ou moral. Tem que considerar também as relações diretas ou indiretas dessas práticas com os problemas específicos da comunidade local a que presta serviços (RODRIGUES).
Por isso, é fundamental conhecer as expectativas das comunidades, as formas de sobrevivências, valores, costumes e manifestações culturais e artísticas. É através deste conhecimento que a escola pode entender a comunidade e auxiliá-la a ampliar seu instrumental de compreensão e transformação do mundo (RODRIGUES). Neste sentido, a escola no comprimento de sua função social buscará:
Estimular o aluno na formulação própria de hipóteses e verificá-las através de experiências ou observação:
Desenvolver a linguagem oral descritiva e narrativa, afim de relatar a outros as próprias relações e descobertas;
Constatar as variações ocorridas entre fenômenos em um determinado tempo em um espaço definido;
Experimentar, a partir de constatações práticas, a ocorrência de um fenômeno ou uma mudança que se processa em um espaço de tempo.
Auxiliar o professor a desenvolver no educando uma postura para a aprendizagem, curiosidade, interesse, mobilização de informações, autonomia e responsabilidade na realização de tarefas como estudante.


4.2. ASPECTOS ECONÔMICOS

A produção de sanitizantes na escola vem aprimorar o conhecimento científico e técnico do educando. Juntamente com o pedagógico está associado o aspecto econômico que propicia o aluno uma visão contextualizada . Ele passa a ter noções de custo benefício, produção e aplicabilidade.
Fica claro a lucratividade das escolas, que hoje enfrentam muita dificuldade financeira e burocrática
na aquisição de materiais.
Essa lucratividade se refere à uma economia de até 80 %no custo destes sanitizantes. Por terem sido produzidas na própria escola pelos professores e alunos.


5. MATERIAIS E MÉTODOS DE MANIPULAÇÃO DOS DOMISSANITÁRIOS

No projeto que realizamos foram manipulados 4 produtos:

5.1 Desinfetante

5.1.1 Materiais

* 2 lts de ácido sulfônico C- SO3H,

* 3 lts de formol 9 solução aquosa de aldeído fórmico ou metanal 40 %

* 2 lts de essência de eucalipto, -COOH
* 100 ml de corante verde 10 %,

* H2O q-s.p. 100lts

5.1.2. MÉTODO

Dissolver todos os ingredientes em 50lts de H2O com o auxílio de uma espátula grande por último adicionar a essência de eucalipto e completar como o restante H2O até completar 100 litros. Adicinar o corante. Armazenar em ambiente fresco e seco. Colocar em embalagem plástica com tampa.

5.2 ÁGUA SANITÁRIAS

5.2.1 Materiais
* 10 lts de hipoclorito de sódio
* 90 lts de H2O

5.2.2 MÉTODO

Adicionar aos 90lts de H2O sobre o hipoclorito e homogeneizar. Embalar em bombonas de cinco litros.

5.3. CLORO PARA LIMPEZA PESADA

5.3.1 MATERIAIS

* 50 lts de hipoclorito de sódio
* 50 litros de H2O (Cloro Ativo Conc. 10 ? 14 %)

5.3.2 MÉTODO

Adicione os 50 litros de H2O sobre o hipoclorito e homogeneizar. Embalar em bombonas de cinco litros.

5.4 SABÃO DE ÁLCOOL

5.4.1 MATERIAIS

- 6 Kg de gordura animal ou óleo de soja
- 2 lts de água
- 4 lts de álcool
- 1 kg de hidróxido de sódio ( soda cáustica )
- 2 copos de sabão em pó
- copos de água sanitária ( hipoclorito 10%)
* Água: H2O
* Gordura Animal: H2C ? O ? C - R1
HC ? O ? C - R2
H2O ? O ? C- R3
* Álcool: CH3 ? CH2- OH
Hidróxido de Sódio: NaOH
Sabão em pó: C ? SO3H, Na2SO4 ( Sulfato de sódio) e Na2 CO3 (carbonato de de sódio )

5.4.2 MÉTODO

Misturar o hidróxido de sódio com água, mexer até derreter , depois acrescentar a gordura aos, sabão em pó, água sanitária e finalmente o álcool. Mexer até saponificar (virar sabão).

6. RELATO DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO MOSTRA
O estágio na prático de ensino de Química, realizou-se na forma de Mostra com oficinas pedagógicas, tendo como conteúdo: Domissanitários.
Procuramos produzir domissanitários de qualidade de baixo custo. Durante a apresentação do nosso trabalho, as comunidades mostraram-se curiosas, interessadas e participativas. Sentimos que as pessoas tinham pouco informação sobre os domissanitários e com qualidade e com baixo custo.
A mostra desenvolvida, nos propiciou uma troca de informações entre nós e expositores e a comunidade participante.
Atitude e hábitos como estes, nos fizeram comprovar que existe a relação entre senso comum x conhecimento científico.

7. ANÁLISE DOS DADOS

Os dados obtidos no instrumento do questionário de pesquisa, aplicado na realização da I Mostra de Química no Cotidiano, teve por finalidade, proporcionar uma idéia das condições reais do panorama dos sanitários.
Nesse sentido, observando os 20 ( vinte) questionários de imediação, pode-se perceber, através das respostas, que grande parte dos participantes sabem o que seria um domissanitários.
Em uma das questões do questionário, "Quais os cuidados que devemos ter na compra dos domissanitários?", podemos observamos 01 respondeu que seria o preço, sempre comprar o mais barato e 16 ( dezesseis) responderam que devemos verificar a rotulagem, que deve apresentar a data de fabricação e validade e 03 pessoas não responderam a esta questão.

8. CONSIDERAÇÕES FINAL

Observamos no decorrer da mostra, a frequente troca de informações entre os acadêmicos expositores e as comunidades participantes.
Não esperávamos essa interação, que tornou nossa Mostra muito mais interessante.
Nesse diálogo, recebemos opiniões e até algumas sugestões relacionadas com a manipulação de sabões:

Adicionar farinha de milho para dar mais "liga" (amido);
Adicionar cinzas para dar mais brilho (carbonato de cálcio), (CaCO3);
Acrescentar uma maior quantidade de soda cáustica (hidróxido de cálcio), Ca(OH)2, para limpar melhor;
Diminuir a quantidade de soda cáustica (hidróxido de sódio), NaOH, para não ficar muito agressivo no seu uso;
Aquecer a gordura para a "massa" ficar mais "fina".
Assim, o que veio comprovar foi o uso do senso comum x conhecimento científico.
Conclui-se assim que, sobre o conhecimento dos domissanitário, sua utilização e cuidados que devemos ter em relação a sua compra, fabricação e se uso é fundamental para melhorar a qualidade de vida de todos.

9.REFERÊNCIAS

AMBROGI, A .; LISBOA,J. C. F.; SPARAPAN, E.R..F. Química para o magistério. São Paulo: Harbra, 1995.

BRASIL.PCN ? Ensino Fundamental e Médio Proposta Curricular. Santa Catarina do Estado de Educação e Desporto, 1998, 244 p.

FARMACOPÉIA BRASILEIRA, 2002.

GOLDFARB, A. M. Da alquimia a química. São Paulo: Nova Stella ? EDUSP, 1987.

LUTFI, M. Cotidiano em educação química. Ijuí: Unijuí, 1988.

PENIN, Sônia T. De Souza. A aula: espaço de conhecimento. 4 ed. Papirus, 1194.

www.abipla.org.br ? Saneantes Domissanitários.
Autor: Gilvânia Aparecida Dos Santos


Artigos Relacionados


Oferta De Serviços Na Área Química

Saiba Como Limpar Forno Combinado

A Tabela Periódica Em Aulas De Química E A Relevância De Sua Contextualização.

Ensino De Funções Orgânicas No Terceiro Ano Do Ensino Médio Por Meio Das "palavras Cruzadas".

Química Para Todos

O Uso De Experimentos De Baixo Custo E Atividades Lúdicas No Ensino De Química

Saponificando óleo De Coco Um Experimento De Motivação Nas Aulas De Química