Tres ângulos da História



O estudo histórico deve ter sempre como objetivo relatar os fatos exatamente da forma como aconteceram, o historiador deve se ater apenas a afirmações comprovadas e não se deixar levar por boatos sem fundamento, para isso a opinião pessoal deve ser deixada de lado para que todo o conteúdo do assunto seja abordado de uma forma integra.
Usamos como exemplo o príncipe Vlad III, conhecido como Vlad, o Empalador, que exceto na Romênia, onde é um herói de seu povo, é lembrado principalmente por inspirar o escritor irlandês Bram Stoker a escrever o romance Drácula, também famoso por seu sadismo e pelas punições excessivamente cruéis que impunha a seus prisioneiros.
A História contada pelos olhos de quem vê às vezes acaba tendo rumos e versões diferentes tornado-se ficção.
A ficção por sua vez não e uma vilã absoluta, pelo contrario, a leitura de obras de épocas diferentes nos faz analisar não somente o pensamento do autor, ajuda a analisar a mentalidade de uma época, o contexto social a visão sobre o passado e as perspectivas para o futuro, como no livro A Maquina do tempo do escritor Inglês H.G. Wells, no qual um homem viaja até o século LXXX e se depara com um mundo totalmente diferente onde vivem duas raças distintas de humanos, os pacíficos elois que tinham uma dieta a base de frutas, e os morloks, criaturas se alimentavam da carne dos elois e temiam completamente a luz, por este motivo só saiam para caçada em noites sem lua.
Não somente a ficção nascida através de um relato inverídico sobre determinado assunto deturpa a História, mais também há manipulação intencional dos fatos visando o controle de situações, absolvição, e outros fatores políticos e sociais. Podemos usar como exemplo um fato até hoje polemico, a morte e os restos mortais de Adolf Hitler.
Existem diversas teorias sobre o que aconteceu com o corpo do ditador, porem os fatos por historiadores são os seguintes:
Quando o exercito soviético chegou a Berlim, já haviam se passado 2 dias da morte do ditador, após um soldado de guarda ter confirmado que os cadáveres carbonizados eram Hitler e sua esposa, uma autopsia foi realizada com base nos registros médicos apreendidos, a arcada dentaria também foi identificada pelo dentista que fez sua prótese, porem o oficial responsável pela autopsia e captura dos resto disse em entrevista que identificara o corpo e que não tinha informações sobre seu paradeiro, disse também que ele fugiu de Berlim nos últimos instantes. Não se sabe o porquê isso foi feito, a hipótese mais aceitável é que tenham tentado se apoderar de um troféu de guerra. Os corpos foram enterrados em segredo numa região que se tornaria a Alemanha Oriental e só em 1970 os corpos foram exumados, em segredo pela KGB, cremados e suas cinzas atiradas no rio Elba, seu crânio e maxilar foram guardados e todos os fato citados sobre os restos mortais só foram revelado após o fim da união soviética, em 2000 somente o pedaço do crânio perfurado de bala que pertencia a Hitler foi exposto em moscou, o maxilar nunca foi visto em publico.
A única forma de realmente apurar os fatos da História como ela realmente aconteceu é a pesquisa detalhada dos fatos, estudo de documentos originais ou copias fieis, relatos de pessoas que viveram o fato e artefatos encontrados em sítios arqueológicos na grande maioria das vezes são fontes de informação confiável.

Autor: Eduardo Dal Seno


Artigos Relacionados


A História Da Comunicação E Sua Importância Para O Jornalismo

Capitalismo - Opção Do Povo

As Idéias Perigosas

A Questão Da Nacionalidade Na Obra De Delius.

Como Se Escreve A História: Foucault Revoluciona A História

Cinema, História E Literatura, Um Breve Comentário.

Fatos Sobre Martinho Lutero