PAIS SURDOS E FILHOS OUVINTES: O VERDADEIRO DESAFIO DE SER UM CODA



Resumo: Este artigo consiste em relatar de uma forma simples e objetiva fatos, memórias e inúmeras experiências de uma filha de pais surdos, desde, a sua infância até os dias atuais, valorizando o "ser" filhos de surdos, bem como demonstrar a relação entre pais surdos e filhos ouvintes, procurando resgatar sua história nos momentos de alegrias e tristezas, frente ao mundo do silêncio. Foi utilizado instrumento de pesquisa "in loco" com o objetivo de relembrar fatos, trazendo uma reflexão plena do valor fundamental da família. Com isso, mostrando a importância da vida pessoal dos filhos de surdos, demonstrando as principais dificuldades encontradas nesta estrutura familiar.

Palavras-chaves: pais surdos, filhos ouvintes, comunicação, relacionamento, história cultural surda.

Introdução

O artigo apresentado é dedicado aos pais surdos, aos filhos ouvintes conhecidos como "CODA" - Children of Deaf Adults, palavra que se usa para filhos de surdos e para a toda comunidade surda, à história, que será relatada com experiências da autora, será para que todos os leitores conheçam e valorizem a comunidade surda e sua cultura.
Existem fatos, que filhos de surdos e pessoas próximas dos mesmos têm curiosidade de saber. Muitos deles têm dificuldades de transmitir um carinho, pois se sentem sozinhos no mundo por achar que seus pais são diferentes, como quaisquer seres, gostariam de afagos, cantos para dormir, uma palavra de ternura, ou até mesmo gritar, suplicar, ou simplesmente chamar seus pais
O povo surdo segundo Strobel (2008, p. 29) são "(...) sujeitos surdos que não habitam no mesmo local, mas que, estão ligados por uma origem, por um código ético de formação visual, independente do grau de evolução lingüística, tais como a língua de sinais, a cultura surda e quaisquer outros laços."
Sujeitos surdos existem deste que o mundo é mundo, portanto, filhos de surdos também existem, sendo eles surdos ou ouvintes. O interesse de compartilhar essa experiência é para que os leitores vejam quem é e como crescem e se tornam cidadãos nesta sociedade. Os CODAs são vistos pelas pessoas como coitadinhos na sociedade, como se fosse um pecado ter pais surdos, por isso acredito que os leitores irão apreciar e entender que uma pessoa Surda como genitor não e uma coisa surreal. Que possuir um genitor surdo traz uma bagagem de conhecimento e amadurecimento muito rápido para nossa vida desde a infância.
Nesse amadurecimento consistem em termos alegrias, frustrações e muitas outras sensações como qualquer outra pessoa ira passar no seu convívio familiar.
Se Deus nos escolheu para sermos CODAs, e por que sabia que cumpriríamos com ênfase nossa missão juntos aos nossos pais surdos, pois não e fácil ser filha de surdos, porém, também nos dá força e sabedoria para trilhar nosso caminho com sucesso.
Por isso, escolhi este tema para poder mostrar um pouco mais destas pessoas que estão muitas vezes por trás dos surdos e até de instituições, e que são pouco conhecidas e também valorizadas.
Espero que depois de concluído as pessoas que lerem este artigo, possam ter uma visão diferenciada e também que possa contribuir para muitas famílias que tenham duvidas sobre o tema.
Autor: Cristina Carvalho


Artigos Relacionados


Educação Oralista Para Surdos

Cultura Surda E Sua Identidade

Surdez Em Sala De Aula: Reflexões Sobre O Ensino De Língua Portuguesa Para Alunos Surdos

O Multiculturalismo Na Educação Dos Surdos

O Bilinguismo Como Nova Perspectiva Educacional

Análise Crítica Sobre O Bilinguismo E A Educação De Surdos Na Escola Inclusiva

A AceitaÇÃo Da Surdez Por Parte De Pais Ouvintes