ÉTICA, IDEOLOGIA E PODER NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM
Sobre este aspecto, Pimenta (2006) ressalta que o sistema prioriza a quantidade de alunos matriculados e aprovados, mesmo que seus resultados sejam de uma qualidade empobrecida e, ao serem questionados sobre a qualidade do ensino, responsabilizam os professores.
Neste contexto, observa-se que apesar dos avanços no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, percebe-se que muitos profissionais que atuam em escolas públicas do Estado do Pará continuam reproduzindo em suas práticas pedagógicas ideologias dominantes que não contribuem com a formação integral do aluno. Esta prática é percebida em suas aulas que priorizam o jogo de futebol e a queimada, que na maioria das vezes são impostos pelos alunos.
Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos professores de Educação Física quanto à compreensão da ética, ideologia e poder na Educação Física, bem como sua relação com a prática pedagógica.
Autor: Carlindo Raiol
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