Por que Estevão



Por que Estevão

Muita gente busca, nas eleições, vota em candidatos que tenham ligação com suas regiões ? principalmente no caso de deputados estaduais, que, grosso modo, acabam funcionando como representantes distritais, embora legalmente não o sejam.
Outros eleitores, por sua vez, não se preocupam com a geografia ou tampouco com região "representada" por determinado candidato, preferindo outros predicados, como afinidade ideológica ou programática.
Infelizmente, é raro encontrar candidatos que reúnam qualidades como compromisso com regiões mal ou pouco representadas na Assembleia e, ao mesmo tempo, detentores de biografia recheada de fatos ligados à luta democrática, ao desenvolvimento econômico e à educação, temas tão caros e necessários ao nosso país.
Estevão, candidato do PPS a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, certamente é um dos mais completos representantes desta casta de políticos. Despontou para a política ainda jovem, e disputou uma eleição para prefeito de Orlândia em 1988 ? não venceu, mas quebrou paradigmas juntamente com o companheiro Oswaldo Ribeiro Junqueira Neto, o Vado. Quem hoje está na faixa dos trinta e poucos anos ainda deve lembrar até do jingle...
Mas quem visa a uma sociedade de inclusão e preparada para um presente cada vez mais exigente dos indivíduos, não desiste. E, assim, depois tornou-se prefeito de Orlândia, vice-prefeito e secretário de Educação, pasta na qual desenvolveu uma série de programas voltados para o crescimento intelectual de crianças e jovens.
Estevão não passa despercebido seja onde estiver. Não só pela altura, bem acima da média brasileira, mas também pela inteligência, humildade e gentileza, que fazem parte de seu cotidiano ? ao contrário de outros, que afloram apenas em período eleitoral. Conversa sobre tudo que interessa ao interlocutor, do cotidiano às mais áreas especialidades da economia e relações interpessoais.
Quando plumitivo repórter da Folha de Orlândia e do Jornal Atual, ambos infelizmente hoje apenas parte de boas lembranças, Estevão recebia este "escrevinhador" atenciosamente para longas conversas, depois transformadas em textos. E, atendendo a pedidos que só à juventude tal insistência pode ser creditada, falou sobre a Orlândia do futuro numa edição dos 80 anos da cidade.
Também marcante o Fórum de Desenvolvimento, do qual participou e que discutiu o futuro econômico da cidade ? certamente algo que pode ser reeditado, pois há orlandinos de sucesso em diversas áreas, de educação e tecnologia a informação e economia, que poderiam contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Não pude entrevistá-lo quando prefeito ou vice, pois atuava na imprensa de outras cidades. Uma pena, pois tenho certeza que seriam excelentes conversas, e poderia aprender ainda mais. Outro dia, um amigo que observa mais atentamente a campanha de Estevão, se surpreendeu ao vê-lo ler um livro sobre astronomia ? em inglês.
Creio que Estevão reúne qualidades pessoais, intelectuais e políticas para representar o povo de São Paulo na Assembléia. Certamente, a Casa só terá a ganhar com sua perspicácia e inteligência para desenvolver leis e projetos que contribuirão para garantir um futuro brilhante para o Estado. Orlândia, terra adotiva de Estevão, só terá a ganhar. De minha parte, darei a contribuição necessária.

Autor: Claudio Oliveira


Artigos Relacionados


O Trabalho Dos Diáconos - Atos 8 - Parte 1

EducaÇÃo PolÍtica - A ImportÂncia Da Escola Para A FormaÇÃo PolÍtica Do Aluno

Parlamento Jovem De Canoas

Qual O Interesse Dos Candidatos?

Cidade De ValenÇa

Vote Em Mim.

E Agora? Como Escolher O Candidato Certo