Resíduos Sólidos, Ambiente e Saúde: O papel do profissional de saúde nas comunidades



Introdução

A degradação ambiental significa uma ameaça à vida. Diferentes problemas de saúde preocupam cientistas, ambientalistas, populações, profissionais de saúde e outros. Apesar da crescente conscientização pública sobre os impactos ambientais, entretanto, problemas decorrentes do desequilíbrio ecológico, por vezes resultantes da ação do próprio homem, continuam crescendo, seja no âmbito regional, local ou global.
Os problemas ambientais presentes nos aglomerados urbanos deve-se, principalmente, aos problemas de infra-estrutura básica, como os relacionados ao saneamento básico, e constituem questão crítica de saúde e ambiente. Problema relacionado ao lixo, por exemplo, encontram-se presentes principalmente nos países de industrialização recente e economia periférica, o que aumenta a vulnerabilidade social dessas populações.

Embora não existam dúvidas sobre a importância do papel do profissional de saúde para o meio ambiente e para a saúde da comunidade, ainda não percebemos ações que possibilitem mudanças qualitativas na situação negativa em que se encontram de forma geral os sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em toda a América Latina, inclusive no Brasil.

Conforme nos mostram Cantanhede¹ (1997) e Robazzi²(1992) os efeitos adversos dos resíduos sólidos no meio ambiente, na saúde coletiva e na saúde do individuo apontam as deficiências nos sistemas de coleta e disposição final e a ausência de uma política de proteção à saúde do trabalhador, como os principais fatores gerados desse efeito, contribuindo para o agravo a saúde, mas nem por isso as populações de maior status só cio, estão livres dos problemas ambientais originários do desenvolvimento, como por exemplo, a poluição atmosférica, o emprego de biocidas na agricultura, o stress urbano e a radiação.

A busca da sustentabilidade alicerça-se em dois princípios ou diretrizes gerais. O primeiro, de que o desenvolvimento seja orientado e fundamentado no equilíbrio entre a natureza e a cultura. As problemáticas reais locais, regionais, nacionais e internacionais, devem ser tratadas sob uma visão global. O segundo é priorizar intervenções e pesquisas.

Traduzindo esses dois princípios ou diretrizes para a saúde publica (comunidade), propõe-se que na construção coletiva, promovida e desenvolvida entre as equipes de saúde, colaboradores e ate mesmo membros da comunidade mobilizados, sejam valorizados e aceitos as interpretações e os saberes de todos, facilitando assim a abordagem dos profissionais de saúde, lembrando que os mesmos profissionais são igualmente, educadores cabendo a estes profissionais a orientação, educação, prevenção e promoção à saúde.

Assim, o objetivo do estudo é refletir sobre o papel do profissional de saúde nas comunidades, intervindo na prevenção e promoção à saúde.

O que fazer? Como atuar? Como explicar a importância do meio ambiente na saúde pública? Diante a relevância do tema na realidade do país e da importância da atuação dos profissionais de saúde em ações de prevenção de doenças e promoção à saúde, vemos que os impactos provocados pelos resíduos sólidos podem estender-se para a população em geral, por meio da poluição e contaminação dos corpos dágua e dos lençóis subterrâneos, direta ou indiretamente, dependendo do uso da água e da absorção de material tóxico contaminado, entende-se que como estudantes de enfermagem devemos nos apropriar desse referencial de reflexão para entender as promoções de saúde e possivelmente intervirem quando necessário.
Autor: Valeria Infantini Dos Santos


Artigos Relacionados


Os Limites Da Responsabilidade Civil Ambiental PÓs-consumo Oriunda De Danos Provenientes Dos ResÍduos SÓlidos Dos ServiÇos De SaÚde

AvaliaÇÃo Sobre A ProliferaÇÃo De Pragas E Vetores Urbanos

AutomedicaÇÃo Nos Profissionais De Enfermagem

Nossa Senhora Da SaÚde

Problemas De Saúde Pública E Ambiental

A Importância Do Profissional Farmacêutico Na Atenção Básica De Saúde: Uso Racional De Medicamentos

Coleta De Resíduos Sólidos Na Lagoa Preta Interior De Paripiranga – Ba