A Historia Da Mídia Cd



Um CD típico tem um diâmetro de apenas 12 cm e cerca de 80 minutos de dados de áudio podem ser armazenados nele. Os CDs menores também são fabricados para armazenar canções. Eles têm 8 cm de diâmetro e podem armazenar 24 minutos de dados de áudio.

O trabalho principal de pesquisa e de desenvolvimento foi feito por Phillips e por Sony. Um dos primeiros CDs veio ao mercado no ano de 1982 e até hoje permanece como um dos meios mais populares de gravação de áudio.

Em 1979, a Phillips e a Sony iniciaram um trabalho com a finalidade de projetar um disco de áudio digital bem sucedido. Após um ano de trabalho e muitos experimentos e discussões, o disco compacto foi inventado. Nenhuma pessoa individualmente pode dizer que inventou o disco compacto, mas sim um grande grupo de pessoas.

Em agosto de 1982, o primeiro CD com finalidades comerciais foi produzido em uma fábrica da Phillips na Alemanha. O primeiro título musical que foi liberado em um CD foi `Os visitantes em 1981 por ABBA`. Logo depois, em Outubro do mesmo ano, os CD players da Sony também chegaram aos mercados. O evento é freqüentemente chamado de `Big Bang` no campo do áudio digital.

O novo conceito foi um sucesso no mercado. Os consumidores estavam entusiasmados com a qualidade do áudio nos CDs. O preço dos CD players caíram rapidamente, tendo como resultado uma popularidade ainda maior.

Um disco compacto é um disco de plástico policarbonato com a espessura de 1.2 milímetros, pesando ao redor de 16 gramas. Para tornar a superfície refletiva, uma camada fina de alumínio é aplicada em um lado do disco. Uma película de laca também é aplicada para atuar como um escudo protetor.

O título é impresso no outro lado, usando métodos normais de impressão como offset ou impressão de tela. Os dados são armazenados em um CD na forma de recortes minúsculos chamados de poços que são codificados em uma trilha espiral. Um poço tem apenas 500 nanômetros de largura e 100 nanômetros de profundidade enquanto que o comprimento varia de 850 a 3500 nanômetros. As áreas entre dois poços são chamadas de terras.

Os CDs são muito mais duráveis do que os preciosos formatos do armazenamento de áudio. Entretanto eles podem ser danificados um pouco de acordo com os fatores do ambiente e do uso diário. Os poços estão muito mais próximos do lado do título, de modo que mais danos ocorrem se os riscos forem feitos fora do título.

O formato lógico para armazenar dados de áudio em um CD são dois canais de 16 bit PCM codificados com uma taxa de freqüência de 44.1 KHz. A taxa de amostragem foi escolhida diretamente em conseqüência do teorema de dupla freqüência necessárias em gravações. Com mais alguns cálculos, a taxa de amostragem exata de 44.1 KHz foi decidida.

Os CDs estão disponíveis em um número de variações diferentes. Alguns dele são:

CD de texto - Disco compacto que permite o armazenamento da informação como o nome da canção, o nome do artista, o nome do álbum junto com os dados padrão de áudio no CD.

CD Gráfico - Estes contêm dados gráficos adicionais no CD. Funcionam em um reprodutor de CD normal, mas podem output dados gráficos quando colocados em um CD+G player.

CD ROM - Lê apenas memória, como o nome sugere são para CDs cujos dados podem apenas ser lidos.

CD Vídeo - VCD é um CD com dados de vídeo.

CD Foto - Foi projetado pela Kodak para armazenar fotos digitais em um disco compacto. Podiam armazenar mais de 100 imagens quando lançados inicialmente.

CD + RW - Estes são CDs em que os dados podem ser redigidos, apagados e reescritos mais de uma vez.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/multimidia.php


Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


A Tecnologia Da Mídia Dvd

Comprando As Melhores Mídias De Cd

Tudo Sobre Mp3 Players

Mp3 Player Para Quem Está Viajando

Dicas De Compras De Mp3 Player

A Versatilidade Do Mp3 Player

Ipod Como Dispositivo Musical Para Todos