Conduta Optométrica em Crianças



Avaliação de Acuidade Visual de Longe

? 3 a 12 meses: olhar preferencial, por exemplo, cartões de Teller (Olhar Preferencial)
? Um a três anos: Cartões de Cardiff
? Dois a quatro anos: Figuras de Kay a três ou seis metros; única letra pra combinar: Sheridan-Gardner a três ou seis metros, logMAR teste completo (primeiramente cartões da Glasgow).
? Quatro a seis anos: várias letras pra combinar, logMAR, Snellen, Sonksen Silver
? Crianças mais velhas: cartões Snellen ou logMAR para aqueles que podem ler as letras.

Nem todas as crianças se comportam de acordo com suas idade e crianças nascidas prematuramente levam um tempo maior para alcançar seus pares nas respostas.

Avaliação de Acuidade Visual de Perto

A acuidade próxima deve ser testada em todas as crianças, pois sua instrução depende de sua habilidade de ver o trabalho de perto. Os professores devem saber qual o tamanho de impressão mais apropriada para uma criança com problemas visuais de modo que possa ser lido facilmente. Lembre-se que só porque uma criança pode ler uma linha de N8, não significa que é o tamanho correto da cópia para eles. Eles necessitam de impressão pelo menos duas vezes o valor de N com bom contraste a fim de não se cansar rapidamente ao ler (isto é se puderem controlar N8, devem ser dados N16). Pois o valor obtido no teste geralmente é o de maior força de manutenção, ou seja, no dia a dia ele não conseguirá realizar a manutenção por muito tempo (principalmente na leitura). As crianças devem estar confortáveis quando estiverem lendo. Por exemplo, uma criança com nistagmo que desenvolveu uma falsa fóvea (Ponto extra foveal ou Pseudo-fóvea) necessita girar sua cabeça para o uso desse ponto (PVC- Posição Viciosa de Cabeça). Com impressões maiores elas não precisam virar tanto. Necessitam também serem posicionadas corretamente na sala de aula para prestar atenção ao professor. Muitas crianças com problemas visuais lêem de muito perto e se curvam para baixo ao ler e escrever, causando outros problemas e dores de cabeça (Cefaléias). Isto pode ser evitado se o tamanho da impressão estiver ampliado, ou se forem permitidos usar um computador para digitarem. Uma mesa inclinada pode também ajudar, mas muitas crianças não gostam de usá-las, porque os deixa isolados de seus colegas. Crianças com visão fraca e aquelas com nistagmo encontram dificuldade em cópias de lousa. Beneficiam-se conseqüentemente de ter o trabalho escrito da lousa no papel para usá-lo em sua mesa. Não é realmente possível testar visão próxima até a criança ser velha o bastante para nomear figuras.

? Dois a três anos: cartões Kay reduzidos;
? três a cinco anos: S/G reduzido;
? Cinco a seis anos: nomear letras reduzidas de Snellen;
? Cinco anos avante: Leitura do livro McClure .

Peça que a criança leia letras ou palavras no meio de um parágrafo assim é possível demonstrar como é difícil que se mantenham em uma situação real da leitura.

Refração

Sugestões

Ao realizar retinoscopia em bebês e crianças pequenas, prefira segurar as lentes de teste ou régua de esquiascopia na frente de seus olhos do que usar uma armação de prova. Mantenha as lentes ou a régua perto do olho para reduzir a distância vértice. E a refração no eixo central levantando a criança ou abaixando em sua própria cadeira.

Prescrevendo óculos

Dê uma prescrição total nos casos de estrabismo. As crianças com acuidade boa podem geralmente tolerar de um a duas dioptrias de hipermetropia não ocorrida assim que se as lentes estiverem sendo dadas para o astigmatismo, qualquer coisa a mais no esférico pode ser reduzido pelo menos em 1D. As crianças com acuidades reduzidas tendem a necessitar o máximo, especialmente para o trabalho próximo. Valores cilíndricos altos na infância geralmente serão emetropizados, então não prescreva imediatamente, e também antes de um ano. Se a prescrição permanece a mesma por seis meses em uma criança ou um ano, requisite um cilíndrico reduzido e faça uma revisão após três meses. Crianças altamente míopes parecem fazer bem sem correção e nem sempre podem tolerar sua prescrição total. Um míope de dois anos que necessita -20.00D pode lidar melhor com o -10.00D por alguns meses antes de aumentar a prescrição gradualmente. Assim pode-se também ajudar aos pais em relação aos problemas de seu filho (se os óculos estiverem em condições adequadas, a prescrição total é tolerada mais facilmente).


Escolhendo os óculos

É importante ser sensível com a criança e seus pais sobre a aparência de seus óculos com prescrições elevadas, armações incomuns e tonalidades especiais são requeridos.


Lentes dos óculos

As lentes de afacia são grossas e tem melhor aparência se forem compostas de forma lenticular em uma armação pequena. As lentes asféricas não tem boa aparência e uma melhoria neste campo é de pouco benefício por causa das aberrações. As crianças lidam com os bifocais muito melhor do que adultos e raramente têm problemas. Uma criança com somente um olho bom deve ter lentes de policarbonato (possivelmente com um revestimento resistente a risco) prescritas como óculos de segurança.

Tonalidades

As crianças não requerem tonalidades para o uso constante à exceção das razões patológicas. Para aqueles que necessitam tonalidades, uma máscara mais escura é recomendada para ao ar livre; lentes fotocromáticas, pré -tonalizadas podem ser úteis. Muitas crianças mais velhas não usarão seus óculos de lentes escuras porque se sentem diferente. Afácicos são freqüentemente fotofóbicos e necessitam de óculos tonalizados além dos comuns. Se usarem lentes de contato ou forem pseudofácicos, óculos de sol comuns com inibidor UV podem ser usados. Uma tonalidade com fator de transmissão de luz de 30% de densidade neutra deve ser adequada. Albinos que são fotofóbicos geralmente acham 20% adequado, embora alguns precisem de tonalidades mais escuras. Aqueles que têm distrofia da córnea podem necessitar tonalidades tão escuras quanto 5%. Os protetores laterais possam também ser requeridos. Alguns acromatópicos se beneficiam com um tom vermelho, embora muitos achem o marrom igualmente eficaz. Crianças maiores e adultos podem ser muito específicos sobre a cor exata que os beneficia. Isto pode ser feito tanto com óculos quanto com as lentes de contato. Pacientes com retinose pigmentosa ou distrofia macular precisam de um filtro para cortar a luz abaixo de 520nm.


Armações

As crianças necessitam uma armação bem-encaixada. Muitas armações são simplesmente em tamanhos para adultos reduzidos dentro da escala e não se adaptam ao rosto da criança. Bebês menores de um ano geralmente melhoram com as extremidades flexíveis. Aqueles de um a cinco anos se dão bem com óculos de hastes curvadas resistentes ao áspero e a queda. Estes podem ser melhor mantidos no lugar com uma faixa pequena para esportes. Para situações como síndrome craniofacial, armações padrão não são convenientes e é necessário pedir uma armação artesanal. Entretanto, algumas destas crianças administram bem uma armação grande de criança ou de adulto.


Lentes de contato

Não está no assunto deste artigo entrar em detalhes sobre todos os tipos de lentes e de condições de contato cabidas. Entretanto, os seguintes pontos gerais podem ser úteis:
? para crianças novas, certifique-se que os pais podem assegurar as lentes antes de as prescrever.
? incentive a remoção e a limpeza diárias ? avise aos pais sobre os problemas potenciais e a importância da remoção da lente
? não prescreva lentes para causa de pedidos dos pais exceto em exemplos raros (por exemplo: uma lente cosmética a um olho antiestético); explique porque a criança pode ficar melhor com óculos.
? A higiene da lente depende usuário, mas a esterilização pode ser útil para lentes das crianças.
? Crianças com miopia e hipermetropia elevadas beneficiam-se do uso das lentes de contato, afim de se evitar a Ambliopia Isoametrópica.
? todos os tipos de lentes podem ser prescritos
? se a criança quiser lentes, mas for muita nervosa, dê-lhes tears lágrimas artificiais para praticarem e incentive o toque no branco do próprio olho com o dedo limpo.
? Os pais que não podem persuadir sua criança a usar óculos podem ter dificuldade com os aspectos do cuidado da lente de contato.

Auxílio para baixa visão

As crianças que são introduzidas à Baixa Visão em uma idade adiantada, por volta de três anos, são frequentemente mais receptivas à idéia de usá-los.
? não diga as crianças para usá-los, mas para mostrar-lhes quanto é divertido.
? Refração e acuidade é essencial, mas pode ser melhor fazer isto em uma visita subseqüente.
? Use material agradável à criança como revista em quadrinho para demonstrar o a baixa de acuidade visual.
? se os pais tiverem alguns binóculos em casa, a criança pode ser incentivada a tentar experimenta-los, e um monocular ou pequeno telescópio binocular podem ser demonstrado na prática.
? A continuação regular é importante. Um tampão que tenha sido rejeitado no passado pode ser aceitável a uma criança mais velha (mais maduro)

O auxílio visual de baixa visão ideal para crianças seria leve, pouco visível, flexível, não quebrável e visto como "legal". Infelizmente, isto não está disponível é por isso que muitas crianças rejeitam seus auxílios. Novos auxílios eletrônicos os programas de computador estão tornando-se continuamente disponíveis e eles pode trabalhar bem com crianças que se adaptam rapidamente. As crianças devem experimentá-los primeiramente antes compra.


Necessidades especiais educacionais

Uma criança tem a necessidades de instrução especiais se tiverem inabilidades físicas, incluindo deterioração visual, ou dificuldades de aprendizagem e necessitarem a ajuda especial na escola. A maioria dessas crianças vai às escolas "normais", embora alguns vão às escolas especiais. Antes da idade de cinco anos, pais que são preocupados que sua criança possa ter um distúrbio visual deve contatar ajuda.

Dicas de avaliação

? Os "pequenos" que estão dormindo são fáceis de examinar, à exceção de verificar a visão.
? Converse com a criança e aos pais e escute com cuidado os problemas
? Observe o comportamento visual da criança, por exemplo, voltas da cabeça, fechamento do olho.
? As crianças pequenas possuem períodos curtos de atenção - faça primeiramente as coisas as mais importantes.
? Se possível, faça alguns apontamentos melhor que uma conversa longa.
? Dê escolhas; por exemplo, "que olho nós vamos verificar primeiro, o direito ou o esquerdo?".
? As crianças frequentemente memorizam as tabelas e falam com os olhos tampados
? Explique o que você está fazendo
? É às vezes dar ouvido a criança enquanto discutem sua condição, mas geralmente prefira saber o que está acontecendo.
? no final da consulta, pergunte à criança e aos pais individualmente se eles compreenderam tudo e se tem alguma pergunta.

Prof.Leandro Rhein
Coordenador e Docente do Curso de Óptica e Optometria da Universidade Braz Cubas- Mogi das Cruzes- SP.
[email protected]

Autor: Leandro Rhein


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