Filmadora - A Câmera De Vídeo Portátil



As câmeras de vídeo são dispositivos portáteis que gravam eletronicamente, vídeo e áudio por uma unidade de gravação interna. Eles se diferenciam das unidades precedentes onde as gravações e os dispositivos de áudio eram separados. Hoje, a câmera de vídeo é uma combinação de câmera de vídeo e gravador de vídeo.

Antes, as companhias tais como Sony, JVC e Kodak usaram vídeo tapes analógicos. Desde 1990 a fita digital entrou em uso e três anos depois as fitas foram substituídas por discos óticos, discos rígidos e memórias solid state. As câmeras de vídeo que não usam fitas magnéticas são chamadas de `tape-less` enquanto aquelas que usam duas mídias diferentes como HDD e cartão de memória são chamadas de câmeras de vídeo híbridas. O avanço tecnológico tornou possível a miniatura das grandes câmeras em equipamentos especialmente montados em câmeras de vídeo portáteis e gravadores para imagens de transmissão. A transição começou em 1982 quando JVC e Sony liberaram as primeiras câmeras de vídeo profissionais. A Betacam, projetada pela Sony aos poucos foi ganhando popularidade até se transformar no dispositivo padrão para o recolhimento da notícia e a edição de vídeo. Em seguida veio a Betamax em 1983 - a primeira câmera de vídeo do consumidor. Nesta época eram volumosos e carregados no ombro do usuário durante as gravações. Até hoje a maioria das câmeras de vídeo são projetadas para serem usadas pelos usuários com a mão direita.

JVC e Sony começaram a melhorar a qualidade das câmeras de vídeo que levaram ao desenvolvimento de câmeras de vídeo digitais em 1990. Estas tinham as fitas ainda menores que as de 8mm permitindo uma redução adicional do tamanho da fita e da montagem. A variedade digital melhorou a qualidade de áudio e vídeo em comparação com as melhores câmeras de vídeo analógicas. Com o advento de modelos digitais, o mercado de câmeras de vídeo cresceu substancialmente devido à sua redução de preço e de tamanho. Hoje uma câmera de vídeo cabe na palma da mão e é vendida a preço de retalho por menos de R$ 150.

As câmeras de vídeo são compostas basicamente de três componentes: lente, `imager` e gravador. A lente somente focaliza e recolhe a luz no tonalizador. O imager é o olho da filmadora que converte as imagens capturadas em sinais elétricos de vídeo. O gravador codifica os sinais de vídeo de uma forma que possa ser armazenado. As lentes da câmera de vídeo oferecem controle profissional de todas as principais funções óticas como a abertura, a velocidade e o foco do obturador, etc. A função do gravador é responsável pela produção do sinal de vídeo em um meio de gravação (vídeo tape magnético).

As câmeras de vídeo são normalmente classificadas por seu dispositivo de armazenamento. Os formatos digitais de melhor qualidade tais como Betacam e Mini DV, etc., sofrem uma pequena perda durante a gravação, a dublagem e a edição. Em gravações analógicas, o ruído e a largura de faixas em relação aos cabos, aos amplificadores e aos misturadores são um problema enquanto que em conexões digitais tais problemas são minimizados. Porém, problemas de arquivos continuam a afetar as variedades analógicas e digitais. Ambos podem sofrer deterioração do formato da fita com o passar do tempo. Isto se mostra mais evidente nas gravações digitais onde a grande base de dados é apagada permanentemente devido à deterioração e a restauração é muita cara. Uma das vantagens das câmeras de vídeo analógicas, é que a gravação pode ser útil mesmo depois que a mídia onde os dados estão armazenados, sofrerem a deterioração.

As câmeras de vídeo direcionadas ao consumidor enfatizam as qualidades básicas tais como a facilidade de uso, preço e a mobilidade em vez de desempenhos técnicos. Tais unidades oferecem muitas opções de operações, mas faltam vários ajustes do menu, as exposições de vídeo, o controle de ganhos e o gerenciamento do nível do som. Para os principiantes, as facilidades básicas da gravação e do playback são enfatizadas. Hoje, um computador pessoal com uma configuração modesta, pode executar edições de vídeo digital com o software disponível no mercado.

As câmeras de vídeo têm uma variedade de usos na mídia eletrônica que vai desde organizações de noticiário eletrônico até TV/produção da atualidade. São inestimáveis para imagens de vídeo que têm início em lugares longe da infra-estrutura da distribuição. Eventos com programações sincronizados tais como conferências oficiais da imprensa, usam câmeras de vídeo extensivamente.

Também são usadas para eventos pessoais como casamentos, aniversários e outras reuniões especiais de família. Mesmo no cenário político, a câmera de vídeo é usada para filmar os acontecimentos de maior repercussão. Pessoas contrárias a vários campos como direito dos animais, impostos, contra a globalização, guerras e polícia, usam a câmera de vídeo para gravar e filmar tais eventos que têm grandes ramificações sociais e históricas. Até mesmo decisões judiciais são baseadas em imagens produzidas por câmeras de vídeo. Também são usadas em filmes de baixo custo, anúncios comerciais, shows de TV e produção de filmes acadêmicos, etc.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/filmadora.php


Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


A Câmera De Vídeo Reina Com Supremacia

Câmera Digital - A Maneira Fácil De Fotografar

Informação Básica Da Câmera Digital

Como Conhecer O Tipo Da Sua Câmera Digital

A Tecnologia Por Trás Das Câmeras Digitais

Fotografando Com Uma Câmera Digital

Recursos Da Câmera Digital