Tratamento das Toxicomanias e Saúde Mental no Grupo Familiar



CLÍNICA ESPECIALIZADA

Tratamento do Alcoolismo e das Toxicomanias
e
Saúde Mental no Grupo Familiar

*Responsável Técnico: Dr. Carlos Alberto Figueiredo
*Responsável Técnico Geral / Programa: Fabiana da Silva


*Equipe Técnica:

Dra. Fabiana da Silva: Psicóloga CRP 12/07239
Dr. Samir Andrighetto: Psicólogo CRP 07/14.536
Dr. Carlos Alberto Figueiredo: Médico Clínico Geral CRM / 10001

Endereço: Rua Juvenal Correia da Motta - centro, 226, sala 03
Cidade: Sede Nova
CEP: 98675-000
Estado: Rio Grande do Sul / RS
Telefones: 55 3526- 1214 / 9991-6442
E-mail: [email protected]
CNPJ:


Justificativa:
As Toxicomanias e o Alcoolismo são perturbadores do equilíbrio emocional e psíquico dos sujeitos e dos grupos sociais. Por isso é necessário o estabelecimento de um vínculo por meio de equipe especializada, para ampliar os valores éticos e morais dos indivíduos estigmatizados abertamente no contexto social. Para prevenir as recaídas precisamos de Políticas Públicas voltadas à Redução de Danos, que encorajem a abstinência e preparem as famílias para receber e retomar o cuidado durante e após o tratamento.

Objetivo Geral:
Promover o atendimento clínico especializado à sociedade, particularmente, aos portadores de sofrimento psíquico, visando à saúde mental dos grupos familiares, onde as Substâncias Psicoativas são perturbadoras do equilíbrio mental e da harmonia dos lares.

Objetivo Específico:
Tratar, promover e restabelecer a identidade cultural dos portadores de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de múltiplas drogas e das comorbidades. Envolver os pacientes e seus familiares em Programas Terapêuticos definidos nos projetos individualizados desenvolvidos pela equipe multidisciplinar com o resgate da saúde psíquica, emocional dos sujeitos, seus valores éticos, familiares e sociais.



Metodologia:
O programa é baseado na Teoria Comportamentalista Cognitiva e segue técnicas e estratégias específicas, desenvolvendo e possibilitando ao paciente um melhor conhecimento de si e de sua doença. Com isso poderá entender suas emoções e comportamentos enquanto dependente e assim poderá escolher outros destinos e alternativas. O trabalho terá como base ações preventivas, através de intervenções para amenizar os desajustes psíquicos, sociais, afetivos, emocionais, e como consequencia melhorar os relacionamentos interpessoais e biopsicossociais. A Psicoterapia Familiar será trabalhada com ênfase na Ética e Técnica Psicanalítica.

Missão
Resgatar a autoconfiança, auto-estima e restabelecer vínculos afetivos para valorizar e reajustar os sujeitos portadores de carências psíquicas no contexto social.

Visão
Promover o resgate dos valores morais, espirituais, culturais educacionais, profissionais dos portadores de Sofrimento Psíquico. Possibilitar um novo olhar frente ao sofrimento de ordem mental, sugerindo novos interesses e experiências diversificadas.

Filosofia
Compartilhar um ideal e construir um sonho, respeitando as particularidades e a subjetividade de todos os Sujeitos.

Introdução:
Segundo a Organização Mundial de Saúde a dependência química é uma doença e inclui no seu Código Internacional de Doenças como incurável e progressiva e como tal, necessita de cuidados específicos e orientações adequadas. Tais orientações podem servir de referencial para a prevenção dos antigos esquemas de comportamentos patológicos e ajudar o sujeito a desenvolver melhor discernimento sobre os novos propósitos de vida.
Para chegar ao diagnóstico da dependência de substancias psicoativas, são considerados e avaliados os aspectos bio-psico-sociais. Em alguns casos, onde já se estabeleceu uma patologia, ou seja, perda de controle emocional e social, e de valores individuais e familiares é necessário à internação deste sujeito. Neste caso o paciente deverá ficar transitando entre sua casa e a clínica. Assim, diante da vulnerabilidade do usuário é urgente e necessário o cuidado médico, psicológico e familiar durante a Síndrome de Abstinência.
A falta das SPAs produzem uma carência significativa nos aspectos neuro-psicológicos. Portanto a família pode optar pelo melhor tipo de tratamento, ou seja, encaminhar para profissionais especializados e verificar a possibilidade de inclusão nas Comunidades Terapêuticas ou Clínicas Particulares. O importante é determinar o contexto familiar como núcleo decisivo que vai reforçar a meta de recuperação e reinserção social, profissional, afetiva e cognitiva.
Há situações em que não é necessário internar o paciente para realizar o tratamento. Nestes casos, incluem-se aquelas pessoas em que a dependência ainda não atingiu todos os aspectos no sujeito, ou seja, ele mantém uma vida social, carreira profissional e convívio familiar. Dessa forma, o sujeito em questão, pode tratar-se semanalmente, com dias e horários flexíveis, continuando sua rotina.
O tratamento Caring for Life (Cuidando de Vidas) é realizado por psicólogos treinados e especializados, serve para aquelas pessoas dispostas voluntariamente ao tratamento. Por isso, os familiares são os principais beneficiados. Geralmente os pacientes só se recuperam quando percebem outras restaurações nos pacientes mais adiantados e nos próprios familiares que devem readquirir a saúde mental conjuntamente.
Seguindo um programa específico, através de duas consultas presenciais semanais, por um período previsto de 120 dias com possibilidade de igual prolongamento. Neste período o paciente fará uma bateria de exames requisitados pelos especialistas, para a avaliação de eventuais necessidades de medicamentos e a melhor modalidade terapêutica. No decorrer do tratamento serão observados e avaliados os diagnósticos de possíveis comorbidades, pré-existentes ou desenvolvidos com o uso abusivo e compulsivo de SPAs, como: Doenças Sexualmente Transmissíveis, Transtorno de Humor, Hiperatividade, Ansiedade, Bipolaridade, Manias, Alucinações Persecutórias, Fobias, Depressão, entre outros.
O paciente poderá ser incluído em acompanhamento psicológico individual e/ou psicoterapias de grupo. Por sua vez os familiares também demandam recuperação. Dessa forma as pessoas ligadas aos pacientes passam a fazer parte de Assembleias periódicas.
Um fator fundamental neste processo é a psicoterapia, na qual são usados produtos naturais e fitoterápicos, desenvolvidos especificamente para agir no processo de desintoxicação da droga no organismo do sujeito. Estes auxiliam na fase de abstinência, garantindo o bem estar do paciente, funcionando como inibidores do desejo de consumo de substâncias psicoativas ou SPA, e colaborando no controle da ansiedade. Além disso, o atendimento psicoterápico objetiva analisar e estudar minuciosamente cada caso, e individualmente, a fim de chegar à eficácia do tratamento.
Outro fator de extrema importância neste processo é o acompanhamento familiar. A família é "peça-chave" no tratamento, podendo os familiares colaborar no processo de reabilitação do paciente e assim contribuir de forma ativa no processo de reabilitação do mesmo e desta forma colaborando para o processo da reinserção social.

Conclusão:
O tratamento visa o resgate bio-psi-social do sujeito dependente do sofrimento psíquico, ocasionado pelo uso de substâncias psicoativas. Para que nossa equipe possa melhor atender as necessidades e demandas do paciente, é de fundamental importância o comprometimento de todos os envolvidos no tratamento. Colocamo-nos, a disposição para acompanhar o paciente presencialmente objetivando sempre o sucesso do tratamento do paciente, seus familiares e o grupo social.

Cronograma:
Será estabelecido conforme o interesse dos órgãos competentes.

Orçamento:
O Projeto de Lei 5440/2009, de autoria do Dep. Mauro Nasif (PSB/RO), busca estabelecer o Piso Salarial dos Psicólogos em R$ 4.650,00. Referente à jornada de 30 horas semanais. Aproximadamente 35 reais por hora de serviço.
Autor: Fabiana Da Silva


Artigos Relacionados


Associação Brasileira De Ajuda Criança Com Câncer (abracc)

O Tratamento Da Dependência Química E A Negativa De Cobertura Pelos Planos De Saúde

A ImportÂncia Do VÍlculo Entre O Profissional De SaÚde E O Paciente DiabÉtico Na AdesÃo Ao Tratamento

O Paciente Com Transtorno Mental E A Família

Residência Terapêutica: Uma Nova Construção

O Trabalho Do PsicÓlogo Dentro Da Uti - Unidade De Tratamento Intensivo

Atenção Farmacêutica Nos Pacientes Em Tratamento Oncológico