A PRODUÇÃO DE TEXTO



Tendo em vista que texto é a materialidade linguística, pode-se afirmar que toda comunicação é feita através de um texto, seja ele de que forma se apresente. A interação social é composta de sentido nos textos produzidos ao longo dos diálogos, portanto estes são os sustentáculos da interação entre o falante e ouvinte. Já que "texto é construção de sentido" (KOCH, 2007, P.168) toda produção de sentido escrita ou falada é denominada texto.
No entanto quando se trata de texto, nas salas de aula, aos alunos vem o pensamento uma escrita ou o ato de escrever, não obstante, existe a necessidade de se conceber o texto como algo que vai além da letra.
A produção de texto é uma atividade dialógica, ou seja, a comunicação em si, elaborada de diversas maneiras e em muitos suportes e gêneros porquanto deve ser vista como tal.
Voltando o assunto para o âmbito de sala de aula, a produção textual ainda é cobrada, por muitos professores, apenas para fins de correções gramaticais. É necessário, portanto, ensinar os alunos a lidar tanto com a escrita da linguagem como com a linguagem escrita. "(PCN 1997, p.46) Os alunos terão um bom desempenho na produção textual quando entendido que quando se propõe a produção de um texto deve-se ter em mente quem vai ler, o conteúdo, a intencionalidade e os caminhos para a produção de sentidos nas ideias encadeadas. Desse modo, o escritor terá um meio de elaborar o seu texto com mais subjetividade e conteúdo, em pról da ciência e do conhecimento.
Orientadora: Profª. Dra. Rosangela Lemos da Silva
Universidade Vala do Acaraú- UVA


Autor: Crisostom Do Nascimento Oliveira


Artigos Relacionados


A ProduÇÃo Textual No Âmbito De Suas Diversidades

ProduÇÃo Textual Na Atividade Verbal

As InovaÇÕes Propostas Pelos Pcn?s Para O Ensino De ProduÇÃo Textual

A ImportÂncia Dos Recursos Gramaticais De CoesÃo E CoerÊncia Na ComunicaÇÃo Escrita

Leitura, Produção E Compreensão Textual Na Perspectiva Dos Gêneros

Concepções De Leitura

O Texto Informativo Em Destaque