DROGAS: ASSASSINAS QUE MATAM SEM A MENOR PIEDADE



RESUMO
O uso de drogas causa, direta ou indiretamente, a morte de centenas de jovens -e adultos- em todo o país todos os anos. A dependência física é o resultado da adaptação do organismo, independente da vontade do indivíduo. A inserção no mundo dos entorpecentes pode ter ligações com a falta de investimentos por parte das organizações competentes e enquanto não houver uma intervenção mais enérgica as drogas continuaram destruindo vidas.
PROBLEMA
Até que ponto as campanhas podem chegar ao combate às drogas? De que maneira os debates sobre o assunto podem mudar a situação atual? Como amenizar o prejuízo causado pelo uso de entorpecente?
HIPÓTESE
As investidas no combate às drogas estão muito aquém da necessidade óbvia da realidade. Pois o que se observa é que ainda há muito a fazer, mesmo com resultados alcançados por campanhas de prevenção.
OBJETIVOS
GERAL
Analisar os problemas que o uso de drogas causa.
ESPECÍOFICOS
Observar os meios de combate e prevenção de entorpecentes em geral.
Descrever os aspectos que circundam as conseqüências doa dependência química.
Investigar os efeitos das drogas no organismo.
MARCO TEÓRICO
"Os usuários dependentes, uma vez que estão sob condições sociais de estigmatização, podem acabar por desenvolver comportamentos mais agressivos" (Boyum & Kleiman, 1995, P. 123), tendo em vista os distúrbios emocionais e corporais que essas condições levam.
METODOLOGIA
Este trabalho tem como base numa pesquisa sobre drogas, envolvendo seu uso, seus danos, problemas e soluções.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os danos que as drogas causam na vida dos usuários não dizem respeito apenas à suas famílias, mas é uma questão social muito pertinente visto que a violência, como extensão desse mal, não atinge somente os dependentes químicos, contudo é um problema que envolve toda a sociedade.

REFERÊNCIA

BOYUM, D. & KLEIMAN, M. A. R., 1995. Alcohol and other drugs. In: Crime for Contemporary Studies Press. (D. Boyum & M. A. R.

Kleiman, eds.), pp. 295-326, California 1995: Institute


Orientadora: Profª. Dra. Rosangela Lemos da Silva


Autor: Crisostom Do Nascimento Oliveira


Artigos Relacionados


O Mundo Das Drogas...

Exercícios Físicos Na Recuperação De Dependentes Químicos

Quem Precisa De Tratamento De Drogas?

Legalização Das Drogas

Drogas, Ilusão Mental

Prevenção Ao Uso De Drogas E Promoção Da Saúde

Nova Lei De Drogas