Partido político uma espécie em extinção



A política é algo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Segundo Aristóteles os homens tem como referência para a manutenção de suas estruturas, a natureza. Este pensador em seu livro "A política" descreve que a natureza dos homens seguem com os mesmos passos dos outros seres vivos (animais e plantas).

Este pensador sustenta a idéia de que os animais e as plantas para manterem-se enquanto espécies necessitam de realizar a reprodução e o homem segue o mesmo destino.

Por outro lado, Aristóteles avança em seus comentários dizendo que, o homem é um animal político e através da linguagem ele consegue se diferenciar dos outros animais. Vivendo em sociedade, além dos modelos rudimentares.

Avançando na história em épocas chegamos ao momento atual. Observamos que podemos estar perdendo está referência que encontramos na natureza. O cenário nacional com o calor dos ânimos a política forja um envolvimento das pessoas no qual deixam de levar em consideração o pensamento do outro ser humano. Não há espaço para ouvir, somente para falar.

Conforme concepções e visões sobre a política, os partidos políticos cravam um fundamentalismo selvagem que procura incutir na cabeça das pessoas de que o melhor para o Brasil é somente o pensamento ligado ao partido do qual faça parte. Não permite que escute a sua argumentação do outro enquanto "cidadão" ou mesmo ir contra as idéias que estão sendo debatidas.

E, ao mesmo tempo, buscam destruir os outros partidos políticos com argumentações que incite a extinção. Desta forma, podemos pensar: Onde se encontra a democracia? Por que as pessoas se deixam levar por frases feitas? Até que ponto os partidos políticos colaboram com o desenvolvimento humano? Há alguém com propostas políticas concretas?

As massas populares tendo como referência somente os partidos políticos como concepção de política, infere em riscos iminentes para própria manutenção da espécie humana.

O desejo das pessoas que assumem determinado "poder" na qual possa alterar a trajetória da vida em sociedade se não estiver alinhado com as necessidades básicas da população podem causar terríveis tragédias, seja no âmbito econômico ou mesmo social.

Portanto, evitando repetir o que é feito com os eleitores e propondo uma reflexão sobre este cenário político talvez o que falte dentro de todo este contexto e praticado pelos nossos ancestrais é algo denominado de "bom senso".

O bom senso não é uma permuta em que o outro sai perdendo pela troca. Ambos saem ganhando. E mais ainda, o bom senso utilizado pelas pessoas, contribui para a aprendizagem do outro.

Saber ouvir e respeitar a opinião alheia são demonstrações de civilidade. Como Aristóteles deixou em seus registros o homem é um animal político e como diferente dos outros animais tem a palavra para promover a integração e não a destruição social.

Autor: Kleber Marin


Artigos Relacionados


As Formas Do Poder

É Possível Viver Sem Política?

Política, Para Quê Precisa? Quem Precisa?

Reforma Política No Brasil.

Reciclagem Eleitoral

Partidos Políticos - O Imperativo Da Transparencia

Democracia Para Os Artistas