Falta de formação docente: um entrave ao uso das Tecnologias da Informação em sala de aula
Foi percebido, especialmente nas escolas mais retiradas, onde não havia acesso à Internet, que seus professores evitavam utilizar os laboratórios por não conhecerem outro tipo de trabalho que não fosse o de pesquisa e resposta a questões propostas. Isso nos deixou alarmados sobre a questão da qualidade da educação, nos apontando a falta de formação dos professores como um forte entrave para o êxito do trabalho pedagógico.
Percebe-se que já não está mais em questão provar que a utilização das TI?s no desenvolvimento do currículo é benéfica, mas sim, passamos agora a buscar formas de disseminar entre a população docente, maneiras de otimizar o aprendizado dos alunos, seja por meio de pesquisas, projetos, mini-cursos, ou qualquer outro evento de formação. É um trabalho que carece de envolvimento por parte da comunidade docente, governos e alunos e seria especialmente produtivo, se os cursos fossem realizados dentro das escolas, pois, muitas vezes, os professores, na busca por um salário suficiente para si e sua família, não tem tempo de freqüentar cursos como os NTE?s que o governo federal dispõe, no caso do município de São Pedro do Sul, o curso nem mesmo está disponível na cidade, mas sim, em Santa Maria, município que fica cerca de 45 km de distância.
Autor: Bruna Linhati De Oliveira
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