PRODUÇÃO TEXTUAL NA ATIVIDADE VERBAL



Bia Oliveira de Andrade

A produção textual é uma atividade verbal produzida pelo falante, na qual se concretiza de acordo com a escolha de meios adequados para a sua realização, ou seja, o autor de um texto busca transmitir ao leitor seus objetivos, através dos léxicos. Sendo assim, é necessário que haja coesão e coerência na produção, fazendo com que o destinatário possa compreender a idéia repassada.
É necessário enfatizar também que a palavra texto não é exatamente um amontoado de frases soltas, mas envolve uma "teia" de afinidades que necessita, tanto de estratégias, pressupostos para que promova a sua construção. Logo, "texto é a manifestação lingüística produzida por alguém, numa situação concreta (contexto), com intenção determinada; sua produção pressupõe, sempre, a existência de um interlocutor, a quem o autor se dirige" (BRASIL, 2005, p. 13).
Pois, sabe-se que cada o texto desempenha uma função determinada e que serve como espécie de modelos. Diante disso, na elaboração de um texto, requer muita atenção, pois, existem alguns aspectos que auxiliam na compreensão do discurso, além, dos citados acima ? coesão e coerência ? tem ainda, a precisão e a concisão.
Nesse caso, na produção textual, o autor precisa ter um equilíbrio, isto é, fazer com que seu texto não seja muito extenso, nem muito resumido, além de observar as expressões empregadas, para que não prejudique a compreensão do leitor. Do mesmo modo, que o texto permite resultados a partir da interação social, pois, é uma atividade comunicativa e dinâmica, porém, vista não só desta maneira, mas uma linguagem como expressão do pensamento, em que o autor saiba expor e organizar suas idéias, através de seu ponto de vista.
Sendo assim, observar-se com relação à produção textual na prática escolar é que muitos professores administram aulas desprovidas de diálogos, ou seja, não tem a relação de professor e aluno, "buscando" o discente a ser mais participativo nas aulas e principalmente, levando-o a ser, não só um bom escritor, mas também um mero pesquisador, pois, a partir dessa conversação é possível expressar a mensagem através das produções de textos, orais ou escritos; já que toda produção é um procedimento e não um produto final.
Embora para isso seja necessário que haja debates e leituras de diversos gêneros, "caso contrário, o aluno pode não saber o que dizer nem como, pois escrever sobre o que não se identifica, ainda mais com a preocupação em uma estrutura formal em relação à apresentação do seu texto, se torna inviável". (LUBIAN 1997, p. 57)
À vista disso, a produção de textos é um processo em que o aluno saiba o "que dizer", "para quem dizer" e "como dizer", concretizando seus discursos, possibilitando-os ter argumentações, seja a favor ou contra. Ainda que toda produção só é bem elaborada, se identificar qual o gênero ou tipos textuais a ser utilizado, para que o texto tenha uma seqüência lógica e que não seja produzido sem sentido.
De uma forma geral, ao produzir um texto não só desenvolve a escrita, uma vez que são produzidos apenas como exercício na escola, do mesmo modo que amplia a expressão do conhecimento, tendo uma visão epistêmica e promovendo descobertas que engrandece a cada momento o ato de ler.



REFERÊNCIAS


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Produção Textual na Educação Escolar. Curso técnico de formação para os funcionários da educação/ elaboração Antônio Cabral de Monlevade. ? Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005.


LUBIAN. Maria Emília: Leitura, experimentação artística e produção textual nas séries iniciais do ensino fundamental. A Cor das Letras: Revista do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. Leitura e Produção Textual ? N. 1 (1997). Feira de Santana: UEFS, 1997.




Autor: Bia Oliveira


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