ARTE NA EDUCAÇÃO




Na cultura do homem primitivo, a arte era (é até hoje) utilizada para representar pensamentos, bem como tinha uma função social (de expressar comportamentos, etc). As formas de expressão de cada povo permitiam que se pudesse conhecer seu modo de vida (costumes, valores...)
As artes em geral (dança, música, pintura, desenho...) são manifestações históricas e culturais necessárias para que se conheça as realidades de um país. Essas realidades podem ser de cunho temporal, étnico, artístico ou religioso.
As artes são meios de comunicação, que possibilitam à escola trabalhar de forma divertida, proporcionando ao aluno conhecer identidades e singularidades de diferentes povos, bem como reconhecer nessas representações o contexto social, político, histórico e até mesmo econômico no qual estão inseridos, como afirma PAREYSON, 1984: "As cerimônias da vida social, quer públicas ou privadas, quer política ou religiosa, implicam um intenso exercício de inventividade formante; os edifícios e os locais destinados ao culto religioso, ou às funções civis, ou aos entendimentos privados, querem ser cuidados na arquitetura; os discursos em público e os entendimentos privados tendem a uma elegância formal e a uma busca de efeitos; o porte da pessoa e o vestuário desejam adequar-se à importância das reuniões; em suma, todo momento da vida social implica um exercício de formatividade, que se pode acentuar numa deliberada busca de efeitos artísticos e dar lugar a formas de arte verdadeiras e propriamente ditas."
Percebe-se que a diversidade de atividades do homem frente a realidade é tão multifacetada quanto são variados os fatores sociais e culturais, responsáveis pela formalização dos sentimentos estéticos e práticas artísticas. Fica evidenciada a abrangência dos fatores sociais e culturais na formalização do pensamento crítico, inventivo e artístico de uma sociedade.
Uma educação voltada para a cidadania é interdisciplinar, contextual e promotora de uma consciência crítica dos direitos e deveres do aluno (cidadão). Para que a cidadania seja plena, deve-se levar em consideração além dos direitos civis, as diversidades existentes na sociedade, sejam elas artísticas, culturais, étnicas, religiosas, etc. Somente dessa forma teremos uma sociedade mais justa e igualitária e para isso é necessário que escola e educadores assimilem a necessidade da superação do preconceito e da discriminação.
Uma das funções das instituições de ensino é contribuir na construção da democracia no sentido de promover a igualdade, liberdade, respeito a diversidade de formas de expressão cultural e artística.

AUTORES:

NEY J. C. SILVA
KEILA CRISTINA RIBEIRO VALE
ANA REGINA DE ARAUJO FERREIRA

Artigo publicado no Jornal O Imparcial (caderno de Opinião, pág. 8) em 22/09/2003, São Luís, MA.


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Autor: Ney Silva


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