Saúde uma proposta a ser trabalhada na educação física escolar através dos esportes coletivos.



Introdução: A educação física enquanto prática pedagógica tem por função desenvolver o aluno em seus aspectos psicomotor, afetivo-social, cognitivo além de conscientizá-lo a procura por hábitos saudáveis favorecendo a saúde durante toda vida. Sendo a educação física uma disciplina que deve, em seu prior, buscar a saúde, torna-se possível abordar esse tema por meio dos esportes coletivos?
Todo e qualquer conteúdo abordado nas aulas de educação física deve ser voltado à saúde desenvolvendo no aluno o habito da atividade física, combatendo diretamente o sedentarismo, porém alguns buscam a facilidade do ensino desse conteúdo e esquecem que o alicerce da educação física se fundamenta na prática promotora de saúde.
Objetivo: Mostrar a importância de se trabalhar saúde por meio dos esportes coletivos valorizando o ensino da educação física no âmbito escolar.
Desenvolvimento: De acordo com os parâmetros curriculares nacionais os esportes coletivos é apenas um dos conteúdos disciplinares da educação física. Segundo Guedes (1999) verifica-se que este enfoque esportivo oferecido aos programas de educação física escolar não consegue atender, em toda sua plenitude as necessidades informativas dos alunos. Nesse sentido não significa que o esporte deve ser extinto das aulas de educação física, porém, mais elaborado e fundamentado no aspecto saúde e qualidade de vida, dessa forma os alunos, assim com outros profissionais observarão com clareza a importância dessa prática na escola.
As aulas de educação física atuam em torno tanto da ludicidade, quanto das práticas pré-desportivas. Porém o que se vê, quanto ao esporte, é que este ainda vem sendo trabalhado da forma tradicional/tecnicista como treinamento técnico de adultos (MENESES; CAPISTRANO; SOUZA, 2010). Segundo os PCNS a idéia do esporte no âmbito escolar é que ao realizar a prática corporal o aluno entenda o funcionamento do seu corpo, nesse sentido ao realizar a prática, cabe o professor informar sobre as questões fisiológicas do corpo humano como, por exemplo, explicar porque realizar alongamento ou aquecimento, o que acontece no momento da realização e os benefícios dessa prática.
Para Devide (2003) O início da construção de uma educação física que favoreça a saúde e qualidade de vida no espaço escolar, ocorre com o desenvolvimento de conteúdos relevantes para o quotidiano dos alunos, construídos coletivamente na interação da turma.
O esporte é uma combinação envolvendo as habilidades motoras, o raciocínio na elaboração de táticas e aspecto social na formação de equipes e a questão afetiva com relação ao sentimento de vitória ou derrota. De acordo com essa idéia podemos dizer que o esporte educacional promotor de saúde é trabalhado de forma interdisciplinar com ênfase nas questões voltadas a saúde e qualidade de vida, visando a melhoras das questões biopsicossociais dos alunos.
Conclusão: A educação física escolar tem por finalidade promover saúde e qualidade de vida mediante a pratica da cultura corporal e os esportes coletivos é um dos componentes principais para essa prática, por esse motivo sente-se a necessidade de trabalhar saúde em paralelo com os esportes, dessa os alunos estarão mais propícios a prática de atividade física além de compreender a importância do esporte como elemento promotor de saúde.

Referências bibliográficas
MENESES, M,S,M; CAPISTRANO, R, D,S, SOUZA, M,S,C ; ESPORTE NO AMBIENTE ESCOLAR: QUAL PREDOMINA, ESPORTE DA ESCOLA OU ESPORTE NA ESCOLA? ISBN: 85-85253-69-X - Livro de Memórias do IV Congresso Científico Norte-nordeste ? CONAFF. Disponível em: http://www.sanny.com.br/pdf_eventos_conaff2/Artigo14.pdf. acesso em Agosto de 2010.
DEVIDE, P, F; Educação Física, Qualidade de Vida e Saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento, Porto Alegre, V. 8, n. 2, p.77-84, maio/agosto2002.
GUEDES, P, D; Educação para a saúde mediante programa de educação física escolar. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n1/5n1_ART04.pdf. Acesso em 20/07/2010 as 9:30


Autor: Jayme Rodrigues Dias Junior


Artigos Relacionados


Esportes De Aventura Como Incentivo A Prática Da Educação Física Escolar Educação Por Aventura

A ImportÑcia Do Atestado MÉdico Na EducaÇÃo FÍsica Escolar

A Importância Atribuida Pelos Alunos à Disciplina De Educação Física No 2º E 3º Ciclo Das Escolas Do Concelho Da Maia E De Viana Do Castelo (portugal)

A Importância Da Educação Física No Desenvolvimento Da Criança Com Síndrome De Down

Os ConteÚdos Desenvolvidos Nas Aulas De EducaÇÃo FÍsica Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental

As AlteraÇÕes Dos Sinais Vitais Dos Alunos Do 6º Ao 9º Ano Do Ensino Fundamental

FormaÇÃo E IniciaÇÃo Desportiva Dentro De Um Âmbito Escolar