Colaboradores efetivos x terceirizados: sua empresa realmente faz a diferença ou é só mais uma no meio da multidão?



Nos atuais dias, fala-se muito sobre terceirização ou outsourcing, em aumento de qualidade, redução de custos, entretanto, estão deixando de lado uma questão muito comentada, mas não no âmbito da terceirização: até que ponto seu colaborador "terceirizado", está integrado a sua empresa? Eles realmente estão satisfeitos?
Destas respostas podem-se identificar um ponto de melhoria a ser desenvolvido no setor, até porque a questão interfere diretamente nos resultados que se quer alcançar.
Não basta só estimular a motivação dos colaboradores efetivos, na maioria das empresas, quem faz a roda girar são eles, que estão quase sempre por trás das cortinas. Observa-se que para estimular a motivação em colaboradores terceirizados não é preciso ir muito longe, além de reconhecimento, eles querem se sentir como parte integrante da empresa, a parte mais importante que não está sendo acompanhada de perto, ao que tange o ponto de vista motivacional.
Como alcançar estes colaboradores para que se sintam peça chave no nosso entorno? Pequenos gestos farão sim, grande diferença.
Ainda existem empresas que não permitem sequer o envio de um singelo cartão de aniversário a um terceirizado, ele tem que assinar o do colega, o "efetivo" e quando chega a vez dele, nada.
Sem falar de empresas que atingem suas metas e se superam, fazem uma linda comemoração, mas com um porém: somente colaboradores da empresa!
Este é um ponto muito sensível e que vem causando grande desmotivação em muitos colaboradores terceirizados, chega a ser uma forma de preconceito, vendo de outro modo. Festa de fim de ano na empresa? O terceirizado não pode participar, imaginem uma pessoa que trabalha a dois anos na empresa e sempre vê todos irem para festa e ele, que fez o possível e o impossível para prestar seus serviços da melhor forma, não pode ter este proveito? Podemos mudar este ponto de vista? Sim, vamos quebrar paradigmas!

O modo de ver uma outsourcing deve mudar antes que a tão falada "qualidade" decaia abruptamente, situações como estas devem ser contornadas de uma forma diferente e com criatividade, devem-se investir mais em campanhas de incentivo entre setores a fim integrar, unificar a atividade fim e de evitar esta separação entre terceirizados e efetivos, para que não desencadeie uma desmotivação em massa.



Autor: Lidyane Saraiva


Artigos Relacionados


Pesquisas Climáticas

Terceirização Em Call Center

Motivação Nas Organizações

A Gestão Jurídica De Contratos Terceirizados: Aspectos Gerais

Por Que Programas Motivacionais Não Dão Certo

Motivação Vem De Dentro

A Desterritorialização Profissional Do Call Center